ASN PE
Compartilhe

Operação on-line alavanca vendas em confeitaria do Recife

Com nome consolidado na Zona Norte do Recife, a confeitaria Flávia Falcão não escapou das dificuldades apresentadas pela pandemia, mas encontrou no delivery e na operação on-line sua solução.
Por Lucas Borba
ASN PE
Compartilhe

Atuante no mercado desde 1999, a confeitaria Flávia Falcão é um nome conhecido para quem circula pela Zona Norte do Recife. E há pouco tempo era uma loja tradicional, apenas com o ponto fixo no bairro das Graças. Com a chegada da pandemia o estabelecimento precisou fechar as portas por um período e, na volta, passou por um processo de reinvenção liderado por Marcela Falcão, filha de Flávia Falcão, e quem toma conta da parte administrativa da empresa.

Inicialmente existia um medo de digitalizar um pouco o negócio e também a falta de estrutura para tal. Após uma tentativa não muito bem-sucedida na Páscoa, observaram que seriam necessárias mudanças e melhorias, e que era inevitável a adição de uma operação on-line para a empresa. Assim, as mudanças chegaram: criação de site para o cliente fazer seu pedido, aumento da equipe de atendimento pelo WhatsApp e no site, parcerias com aplicativos de entrega, até que a reabertura veio. “Nesse período precisamos estudar e conversar bastante com outros empreendedores, trocar ideias para saber o que estava funcionando e ajudando nas operações”, comenta Marcela, sobre como foi o processo de se reinventar nesse período difícil.

Hoje, a confeitaria conta com cinco funcionárias dedicadas apenas à operação on-line, mas toda a equipe é treinada para esse tipo de atendimento. Atualmente, com o delivery, a loja alcança públicos e lugares que não conseguia antes da pandemia, como a Zona Sul recifense, esse tipo de atendimento corresponde a 18% do faturamento total da loja, mesmo tendo pouco mais de um ano de funcionamento. Outro fator que contribui para o crescimento da empresa é a utilização das redes sociais para aumentar seu alcance, com o Instagram como principal meio de divulgação, e o WhatsApp correspondendo a 70% dos pedidos feitos. Dessa forma, pode-se dizer que a digitalização da confeitaria Flávia Falcão foi extremamente bem-sucedida.

“Ficou bastante perceptível também como um bom controle financeiro e uma boa reserva de caixa é essencial. Se não tivéssemos isso talvez a empresa não conseguisse sobreviver a tudo isso ”, afirma Marcela, que percebe o quanto é importante ter um planejamento. A empreendedora também ressalta que estão saindo desse período muito mais fortes e experientes, além de uma loja completamente reinventada, a partir de ajustes de gestão.

Serviço

Confeitaria Flávia Falcão: @flaviafalcaoconfeitaria (Instagram)

Canais Digitais de Atendimento Sebrae:

Central de Atendimento: 0800 570 0800 (Também WhatsApp)

Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br

Aplicativo: APP Sebrae (Android e iOS)

-