ASN PE
Compartilhe

Turismo criativo é essência de negócio no Sertão

Também é o principal foco da MEI Elis Almeida, que já acelerou seu negócio em Triunfo, no Sertão Pernambucano.
Por Adriana Lima
ASN PE
Compartilhe

Com o avanço da vacinação no Brasil contra a pandemia da Covid-19, o setor de Turismo volta aos poucos a se restabelecer. E o Nordeste do país é um dos destinos mais procurados por turistas estrangeiros, do país e locais, pelas belas praias na região e pontos turísticos de tirar o folego. Elis Almeida é gestora em turismo criativo em Triunfo, no Sertão de Pernambuco, e começou seu trabalho nessa área, em 2006. Ela conta que até o ano de 2013 era apenas um hobby e, nesse mesmo ano, se formalizou com MEI. A empreendedora é formada em Direito, mas mudou de profissão depois que começou a escrever uma poesia para cada ponto turístico de Triunfo, daí em diante começou a trabalhar exclusivamente com o turismo criativo.

Hoje, Elis Almeida tem duas atuações nesse ramo: a Vem pro meu Sertão, que é focada no turismo criativo, serviços de reservas e passeios turísticos em Triunfo e cidades do Sertão do Pajéu, Central e Itaparica. Ela também vende produtos artesanais de artistas da região. Além disso, a empreendedora é consultora, palestrante e trabalha com assessoria em empreendedorismo.‘’Em 2019, fui convidada pra fazer parte da Rede Nacional de Turismo Criativo (Recria), para entender o turismo como uma tecnologia social, e gerar renda para tocar diversos segmentos da sociedade. Passei a atuar aqui na minha região e ir visitando comunidades rurais ou comunidades tradicionais de quilombolas”, explica. Assim, a empreendedora passou a atuar com produtos criativos, e oferece serviço que amplia o conhecimento de quem faz o turismo no município. “O turista vem hoje não só a Triunfo, mas a várias cidades que a gente conecta por meio do nosso receptivo turístico Vem pro meu Sertão’’.

Elis Almeida não tem empregados, ela trabalha por meio de parcerias dentro do empreendedorismo, como artesãs, guias e condutores locais de turismo, designers, artistas e costureiras. Dessa forma, reveza quando necessário, como um modelo de economia colaborativa e solidária. Com a pandemia da Covid-19, Elis continuou seu trabalho com o Tour Virtual: inovação em turismo digital. E o turismo pedagógico passou a funcionar virtual, além das palestras, workshops, cursos e consultorias que foram passando para o remoto. Ela usa as redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp para a divulgação e a vendas dos serviços de turismo de Triunfo.

Entre os próximos planos da empreendedora está o de montar um e-commerce e uma loja colaborativa em um espaço físico, para em até cinco anos ter um centro cultural. Elis também é Embaixadora MEI, participou do Acelera MEI, e também do Sebraetec, programa no qual o Sebrae disponibiliza serviços tecnológicos para empresas, conectando pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro.

-

Serviço:

Vem pro meu sertão: @vempromeusertao (Instagram)

 

Canais Digitais de Atendimento Sebrae:

Central de Atendimento: 0800 570 0800 (Também WhatsApp)

Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br

Aplicativo: APP Sebrae (Android e iOS)