Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Estão expostas 2.530 peças feitas de cerâmica, tecido, madeira, papel e palha, pelas mãos de 54 artesãos pernambucanos.
ASN PE 30/06/22 às 19:56 Atualização 30/06/22 às 20:02
Compartilhe

Mostra Pernambuco Encantado está aberta aos visitantes no CRAB

Por Débora Pereira
ASN PE 30/06/22 às 19:56 Atualização 30/06/22 às 20:02
Compartilhe

Os amantes do artesanato e da economia criativa já podem conferir a mostra “Pernambuco Encantado”, que está ocupando parte do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A exposição segue aberta ao público até o dia 25 de julho, com cerca de 2.530 peças feitas de cerâmica, tecido, madeira, papel e palha, pelas mãos de 54 artesãos de diversas regiões de Pernambuco, como Zona da Mata, Agreste, Sertão, além da capital e Região Metropolitana.

A mostra é resultado da mistura de simples matérias-primas e grandes ideias que são transformadas em verdadeiras obras de arte pelas mãos dos artesãos, registrando o modo de ser e viver do povo pernambucano. Uma oportunidade para os visitantes conhecerem os encantos das tradições populares do estado, contemplarem a riqueza cultural presente nas obras e poderem comprar peças artesanais, que vão do decorativo ao utilitário.

O tema “Pernambuco Encantado” faz conexão entre os mestres artesãos, representados por obras de arte popular, e os criativos contemporâneos, representados por produções autorais. Com curadoria da arquiteta Ana Maria Pedroza, a mostra é revelada numa cenografia expressa por objetos, imagens e sons que trazem aos visitantes do Ocupa CRAB uma experiência única de reconhecimento sobre a diversidade cultural de todo o estado.

A exposição, que é uma parceria entre o Sebrae/PE e o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), é a quinta a contemplar o CRAB desde que surgiu o programa de ocupações, e Pernambuco é o primeiro estado a aportar no Centro neste ano de 2022.

Rodadas de Negócios 
Seguindo com a ocupação de Pernambuco no CRAB, teve início nessa quarta-feira (15), as Rodadas de Negócios de Artesanato, com visitas programadas de lojistas à exposição “Pernambuco Encantado”. Os compradores são guiados por uma equipe especializada na realização desses tipos de encontros e, em seguida, podem conhecer e conversar com os artesãos que estão com as obras expostas, sempre de forma online. Essa ação tem o intuito de possibilitar aos lojistas adquirir e encomendar peças, ou até mesmo firmarem parcerias.

Roda de Conversa 
Complementando a programação e reforçando a atuação no Ocupa CRAB, no dia 22 de julho, será realizada uma roda de conversa sobre a Economia Criativa em Pernambuco, no próprio espaço. Serão convidados palestrantes, debatedores, além de formadores de opinião atuantes na cena cultural pernambucana, para apresentarem aos cariocas projetos de música, audiovisual, moda e artesanato, como representação do patrimônio cultural e imaterial da região.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas