A riqueza cultural de Pernambuco está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas e o artesanato é uma das representações da relação do pernambucano com sua história e tradição. Através das mãos dos artesãos, simples matérias-primas e grandes ideias se transformam em verdadeiras obras de arte, registrando o modo de ser e viver do povo. Em reconhecimento a esse trabalho, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, localizado na cidade do Rio de Janeiro, convidou o Sebrae Pernambuco para “ocupar” o CRAB. No espaço, será realizada uma exposição temporária de objetos de artesanato e arte popular, entre os dias 14 de junho e 25 de julho.
Sob a temática “Pernambuco Encantado”, o Sebrae/PE leva para o CRAB, em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape), uma exposição com cerca de 2.530 peças feitas de cerâmica, tecido, madeira, papel e palha, pelas mãos de 54 artesãos de diversas regiões do estado, como Zona da Mata, Agreste, Sertão, além da capital e Região Metropolitana. O tema escolhido faz conexão entre os mestres artesãos, representados por suas obras de arte popular, e os criativos contemporâneos, representados por suas produções autorais. “Pernambuco Encantado” será revelado numa cenografia expressa por objetos, imagens e sons que irão trazer aos visitantes do Ocupa CRAB uma experiência única de reconhecimento sobre a diversidade cultural de todo o estado.
A abertura da mostra acontecerá na noite da terça-feira (14) e será reservada para convidados. Estarão presentes os dirigentes do Sistema Sebrae, além de profissionais da economia criativa, empresários e formadores de opinião da cultura pernambucana e carioca, compondo um grupo com aproximadamente 200 pessoas. Ritmos, cores e sabores pernambucanos vão compor a noite, levando os convidados a um mergulho no que há de melhor no estado. Para animar o público, o Maestro Spok fará o show de abertura num passeio por vários ritmos, indo do frevo ao baião, sem esquecer a nova cena da música pernambucana. Para acompanhar o embalo da mostra, os participantes vão poder desfrutar do tempero contemporâneo da cozinha regional e carregar com carinho o sabor da culinária por meio do chefe Thiago das Chagas, do Restaurante Reteteu e São Pedro, ambos situados no Recife.
Já a exposição estará aberta ao público a partir do dia 15 de junho, seguindo até 25 de julho. Os visitantes irão conhecer os encantos das tradições populares, sendo conduzidos por obras artísticas e criativas que vão permitir uma experiência de viajar pelo “Pernambuco Encantado”. Serão dias em que moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer, contemplar e comprar peças artesanais, que vão do decorativo ao utilitário, na cidade maravilhosa.
Rodadas de Negócios
Seguindo com a ocupação de Pernambuco no CRAB, a partir da quarta-feira (15), serão promovidas Rodadas de Negócios de Artesanato, que terão início com visitas programadas de lojistas à exposição “Pernambuco Encantado”. Os compradores serão guiados por uma equipe especializada na realização desses tipos de encontros e, em seguida, terão a oportunidade de conhecer e conversar com os artesãos que estão com as obras expostas, sempre de forma online. Essa ação tem o intuito de possibilitar aos lojistas adquirir e encomendar peças, ou até mesmo firmarem parcerias.
Roda de Conversa
Complementando a programação e reforçando a atuação no Ocupa CRAB, no dia 1 de julho, será realizada uma roda de conversa sobre a Economia Criativa em Pernambuco, no próprio espaço. Serão convidados palestrantes, debatedores, além de formadores de opinião atuantes na cena cultural pernambucana, para apresentarem aos cariocas projetos de música, audiovisual, moda e artesanato, como representação do patrimônio cultural e imaterial da região.