Muito além de dados estatísticos, que revelam mais de 12,3 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil, a Feira do Empreendedor 2021 realizada pelo Sebrae busca atender as principais necessidades de quem é MEI, e traz programação específica para o evento, que ocorre de 23 a 27/10, de forma digital e gratuita, para todo o país, na plataforma de realidade virtual Sebrae Experience.
Para isso, foi criada uma trilha de capacitação especial para essa figura jurídica que reúne o maior número de empreendedores de pequenos negócios no país. Na jornada desenvolvida para quem é ou pretende ser MEI, as pessoas participantes vão ter à disposição palestras, oficinas, aulas-show, consultorias e vídeos com atendimento de analista para orientação a quem empreende ou quer empreender em diversos segmentos, no pavilhão virtual da Arena do Conhecimento. As ações dessa área virtual variam de 10 a 60 horas, totalizando 420 horas de carga horária.
Na programação, conteúdos para inspirar e apresentar tendências e orientações práticas nessa jornada, como a Masterclass: tendências de Negócios MEI para 2022, com Karine Oliveira. As Palestras ocorrerão no formato TED Talks: Empreenda em casa e alcance seu propósito (Natasha Rebeca, de Garanhuns/PE); Como criar sua identidade personalizando seu negócio (Varejo de Moda, com Rafa-que-Faz, de Olinda); e Como me preparei no ramo de cosmético e cresci (Jefferson Oliveira, da Praxes Cosméticos, no Recife).
As oficinas, em formato live, Aprimore seu comportamento empreendedor (Ananda Maia Betônio), e MEI: porque se formalizar (Josiana Ferreira e Leonardo Carolino, colaboradores do Sebrae/PE); Pílula de Gestão, com o vídeo Conheça e utilize o Portal do Empreendedor (Luiz Nogueira, colaborador Sebrae/PE).
O espaço Painel, com conversa mediada, Colaboração é o caminho para conquistas terá as participações de Elis Almeida, Economia Criativa, e de Rafael Abath, da Rangus Pizza, com mediação de Vitor Abreu, colaborador do Sebrae/PE.
Além da realização das aulas-shows: Aprenda como se reinventar diante dos desafios, com Lidiane Santos, da Kaff Torrefação e Treinamento, e Valéria Rocha, colaboradora do Sebrae/PE. E, por último, Estratégias criativas: conectando pessoas e ideias, com Roberto Meireles e Verônica Ribeiro, colaboradora do Sebrae/PE.
Perfil – Segundo o estudo Perfil do Microempreendedor Individual realizado pelo Sebrae, em 2019, entre os principais motivos que levam pessoas a se tornar microempreendedores individuais, as respostas principais foram os benefícios do INSS (26%), ter uma empresa formal (26%), a possibilidade de emitir nota fiscal (12%) e a possibilidade de fazer compras melhores ou mais baratas (7%).
As inscrições gratuitas para a Trilha da Jornada MEI podem ser feitas no site https://feiradoempreendedor21.com.br.