Realizado na tarde desta quarta-feira, 12/5, de forma remota, a celebração do Acordo de Parceria dos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata pernambucana, com o Programa Seu Município + Inovador, realizado pelo Sebrae e Amupe, que tem como objetivo atuar em todas as regiões do estado promovendo a competitividade dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo nos municípios.
São 17 municípios selecionados por meio de edital no mês de fevereiro deste ano: Amaraji, Chã de Alegria, Feira Nova, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Itaquitinga, João Alfredo, Lagoa do Carro, Orobó, Paudalho, Rio Formoso, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer, Sirinhaém e Tamandaré. Prefeitas, prefeitos e secretários de várias prefeituras participaram do evento e relataram sobre a satisfação em fazer parte dessa parceria, que contempla municípios com a população abaixo de 150 mil habitantes, baseado no IBGE de 2018.
“O município mais inovador é algo que o Sebrae nos convida, nos convoca como parceiro permanente dos municípios pernambucanos a premiar a criatividade. A buscar formas e alternativas que a gente possa ajudar aos Empreendedores, a aqueles e aquelas que, em tempos difíceis de Pandemia, precisam sobreviver. Ajudar os pequenos negócios, e fazer com que possamos superar os obstáculos na busca por geração de renda e oportunidades. Eu quero parabenizar toda a equipe técnica do Sebrae, todos aqueles que dirigem o Sebrae, porque é um parceiro constante e permanente da AMUPE e dos municípios Pernambucanos”, declarou José Patriota, presidente da Amupe.
O Programa Seu Município + Inovador visa a inserção digital dos pequenos negócios, prepará-los para o acesso à novos mercados, realizar uma jornada de transformação para elevação da maturidade empresarial, apoiar o empreendedorismo e promover o empreendedor do futuro.
“É uma satisfação enorme aqui para o Sebrae poder materializar uma ideia que é antecedida por um sonho, um sonho de trabalhar em rede, um sonho de trabalhar de forma integrada para que a gente possa ir muito mais longe. E, muito mais longe, na direção de ajudar aqueles 96% de todos os empreendimentos desse país, que são constituídos de pequenos negócios. Nós temos pequenos negócios na categoria de MEIs, que são os pequenos empreendedores individuais, nós temos as microempresas, que são a MEs, e as empresas de pequeno porte, as EPPs. Esses três grupos formam os pequenos negócios, e eles são responsáveis por três de cada quatro novos empregos formais criados nesse Brasil. Então, não dá para gente deixar de fora das estratégias nacionais um segmento, que carrega 75% da criação das oportunidades de trabalho que ocorrem nesse país”, disse Francisco Saboya, superintendente do Sebrae-PE.
Também, está entre as metas do Programa voltadas aos ambientes de negócios, a Criação da Agenda de Desenvolvimento Municipal pelo Comitê Municipal de Governança, criação/revisão de Marcos Legais e a criação/reposicionamento da Sala do Empreendedor. Além disso, capacitar atores municipais, entre eles, o Agente de Desenvolvimento, a preparação/otimização da REDESIM, compras Governamentais e a Regionalização da Merenda Escolar.