Para ampliar o número de incubadoras em Pernambuco, a parceria entre Sebrae-PE, SECTI e Rede de Ecossistemas de PE (REPE) prevê a ampliação de uma para até dez incubadoras. O Edital, que teve início no dia 26 de abril, segue até o próximo dia 10 de maio com inscrições abertas. Os projetos selecionados irão implementar o modelo Cerne de Gestão.
O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com apoio do Sebrae. O objetivo do Cerne é o de melhorar, qualificar e padronizar as práticas e processos das incubadoras, oferecendo uma plataforma (conjunto de soluções) que apoiarão essas incubadoras a ampliar a geração de negócios inovadoras mais bem preparados para os desafios que se apresentam na atualidade.
O Cerne trabalha com quatro níveis de maturidade, e este primeiro edital tem por objetivo implantar o nível 1 de maturidade para até 10 incubadoras selecionadas. A iniciativa pretende aumentar o número de incubadoras certificadas, de apenas uma existente para 10 incubadoras, em um período de 12 meses, de forma totalmente on-line, e por meio de consultoria especializada.
Etapas – Para o Cerne 1, serão trabalhados cinco processos chaves: Sensibilização e prospecção de potenciais empreendedores, Seleção, Desenvolvimento do Empreendimento, Graduação dos negócios e relacionamento pós-graduação e Gerenciamento da Incubadora.
“O Sebrae/PE a SECTI e a REPE entendem que o nivel 1 de maturidade é a proposta mais adequada neste momento para a qualificação dos ambientes de inovação do estado”, diz Péricles Negromonte, analista do Sebrae-PE. Segundo ele, a expectativa é a de qualificar equipamentos que atuam no estado na busca das certificações e, posteriormente, implantar os níveis de maturidade mais especializados.
“Com este trabalho, acredita-se que as regiões de desenvolvimento do estado tenham melhores condições de aplicar e de desenvolver processos e negócios mais inovadores, combatendo efetivamente, os problemas da dinâmica econômica dessas regiões”, declara.
Serviço:
Edital: https://bit.ly/3qhO5OH