ASN PE
Compartilhe

Empreendedorismo social muda realidade em comunidade do Recife

Instituto Negralinda valoriza habilidades de moradores da Ilha Deus e ajuda a desenvolver a economia local
Por Wellington Rivaldo
ASN PE
Compartilhe

 

Desenvolver o empreendedorismo social, sustentável e em prol de outras pessoas na comunidade Ilha de Deus são ações que sempre estão em pauta no Instituto Negralinda. Escolhida em um projeto voltado para o turismo criativo, a chef Negralinda resolveu unir turismo e culinária, oferecendo a gastronomia do mangue (tudo com frutos locais) aos turistas que vão até o local. Esses atrativos, juntamente às iniciativas, fazem a empreendedora estar sempre presente na mídia local e envolvida em projetos de relevância.

Peixes, mariscos, camarão, sururu, pescados pelos pescadores e pescadoras artesanais da Ilhada de Deus são apenas alguns ingredientes das receitas de Negralinda. Um bistrô que, por meio do turismo de experiências criativas, convidam as pessoas a irem visitar a comunidade. E a proposta mais importante é a compra dos insumos dos moradores, fortalecendo e desenvolvendo a economia local.

No IV trimestre de 2019, havia quase 29 milhões de donos de negócios no Brasil. Desse total, 17,5% eram mulheres negras e 16,8% mulheres brancas. Entre 2015 e 2019, das 1,580 milhão de novas donas de negócios que surgiram, 60% eram negras (964 mil), 36% brancas (576 mil) e o resto de outras raças (51 mil), aponta a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil 2020 (Sebrae, 2019). O empreendedorismo entre mulheres negras, como Negralinda, vêm ganhando representatividade e empoderamento no mundo dos negócios, embora ainda esteja longe do ideal. 

Presente nas principais mídias sociais, a empreendedora aposta nos canais digitais para continuar crescendo e divulgando o seu trabalho. “É muito importante para todos (as mídias digitais), na divulgação e movimentação do negócio, principalmente   nesse momento que estamos vivendo, hoje, de pandemia. As plataformas digitais foram essenciais, principalmente na divulgação e comercialização”, contou.

Desempenhando um papel importante com o empreendedorismo culinário e social, Negralinda gostaria de ver todas as mulheres das comunidades criando as suas próprias histórias. “Eu acredito que já nasci com essa missão, com esse espírito empreendedor social, me criei dentro dos projetos sociais da comunidade. Hoje com a nossa visão empreendedora criamos o Instituto Negralinda, justamente para oferecer oportunidades de negócios para outras pessoas e, principalmente, as mulheres empreendedoras da Ilha de Deus”. 

“O segredo é começar, começar e começar! Nunca desistir, enfrentar todas as dificuldades com trabalho, dedicação, criatividade e inovação. Lembrar que o empreendedor social são aquelas pessoas que estão sempre presentes na hora de contribuir para o desenvolvimento sustentável das outras pessoas”, destacou Negralinda. Ela disse, ainda, não se importar com os prejulgamentos: “Sempre sofri preconceitos, mesmo hoje já uma chef de cozinha com muito trabalho reconhecido. Sofro muita discriminação, só pelo o fato de ainda não ter formação dentro da gastronomia, mas isso não me incomoda”, declarou.

-

Serviço:

Instituto Negralinda: @instituto_negralinda (Instagram)

 81 98405-4474 (WhatsApp)

-

Canais Digitais de Atendimento Sebrae:

Central de Atendimento: 0800 570 0800

WhatsApp Sebrae: (81) 991946690

Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br

APP Sebrae (IOS e Android)