ASN PE
Compartilhe

Startup de reformas foca em negócio social para as classes C e D

A Dona Obra iniciou suas operações em 2018, foi incubada em 2020 e, até agora, já beneficiou mais de 80 pessoas
Por Wellington Rivaldo
ASN PE
Compartilhe

-

Inquietas com a falta de ações voltadas para as habitações de baixa renda das comunidades situadas no Recife, as arquitetas e urbanistas Denise Durey e Giuliana Lobo resolveram fundar a startup Dona Obra. Criada em 2018, inicialmente para o mercado de reformas, as empreendedoras logo entenderam as dores dos moradores locais. Em 2019, participaram do Mind The Minas, programa do Porto Digital e, no ano seguinte, também foram incubadas, realizando a primeira venda e alcançando o MVP previsto, ou seja, o Produto Minimamente Viável.

“A estruturação de um negócio social voltado para a qualificação do ambiente construído no Recife contribui significativamente para a redução dos problemas habitacionais das comunidades de baixa renda da cidade. Tendo em vista que a estratégia adotada gera habitações dignas requalificando os territórios já ocupados”, disse Giuliana. Com isso, o negócio foi um dos seis selecionados no Brasil pelo Programa Vivenda, possibilitando uma parceria de cessão de crédito.

A Dona Obra atua com a venda direta de Kits de Reforma no modelo B2B e B2C, que tem um ticket médio entre R$ 6 e R$ 10 mil. Assim, são entregues em um único projeto um pacote com: o material, a mão-de-obra qualificada e a gestão da execução da reforma, realizada por ambiente em até 15 dias úteis. “Em um único produto, resolvemos os maiores problemas enfrentados pela população de menor renda no momento da realização da reforma, são eles: a falta de acesso ao profissional técnico, a mão de obra qualificada e a condição de pagamento facilitada”, contou Giuliana.

Cerca de 14% das Donas de Negócio são empregadoras. 31% das mulheres possuem CNPJ e, no grupo dos homens, só 29% possui CNPJ, de acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil 2020 (Sebrae, 2019). Esse é mais um caso prático de mulheres empreendedoras que, por meio de uma startup, nesse caso específico, contribui com a renda de outras pessoas e a geração de emprego destinado a outros profissionais.

Utilizando as ferramentas digitais para o controle dos processos internos da empresa e as redes sociais para comunicação e canais de vendas, as empreendedoras da Dona Obra passam a sua missão nesse contato. “Nosso propósito é o de ser agente de mudança e transformação social a partir da promoção de moradia digna para a população que mais precisa, e é menos assistida”, explicou.

Ciente dos desafios diários enfrentado pelas mulheres e a desigualdade estrutural da sociedade, principalmente no mundo dos negócios, a mensagem de Denise é de esperança e de motivação para as mulheres. “Descubra seus pontos fortes e fracos e empreenda com o que você ama. Os desafios são grandes, no entanto, o empreendedorismo feminino empodera, dá mais espaço e visibilidade para tratarmos sobre questões de gênero, impacta positivamente as comunidades e oferece uma nova perspectiva de vida a quem realmente precisa”, destacou.

Serviço:

Dona Obra: @donaobra.arq (Instagram)

81 9993-2792 (WhatsApp)

 

Canais Digitais de Atendimento Sebrae:

Central de Atendimento: 0800 570 0800

WhatsApp Sebrae: (81) 991946690

Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br

APP Sebrae (IOS e Android)