Alimentos saudáveis são sempre bons para o nosso corpo. E há quem diga que peixes são um dos melhores por serem ricos em proteínas, minerais e a famosa “gordura boa”. Dessa forma, a Mundaú Pescados, empresa de piscicultura de engorda de peixes, de Garanhuns, no Agreste pernambucano, vem conquistando cada vez mais clientes. Na fazenda, o objetivo é o de atuar com um conceito inovador diferenciado na comercialização de pescados e frutos do mar.
-
Formado em engenharia de produção, João Leonardo Tenório, 31 anos, proprietário da Mundaú, sempre trabalhou em estaleiro e refinaria, até ser um dos demitidos em massa depois de uma crise no segmento em que atuava. Apenas há dois anos com a piscicultura, e há três meses comercializando peixe, ele diz: “as vendas não param, muita gente procurando nossos peixes, nossos produtos, todos manuseados e embalados no entreposto na própria fazenda”, conta o empreendedor. Lembrando, ainda, que “a pandemia não atrapalhou nossa empresa”.
-
Prestes a dar um novo passo na empresa, com a venda por delivery pelo Aplicativo Aiqfome, a rede social da empresa também é forte aliada nas vendas. “Hoje, a nossa maior ferramenta de divulgação é o Instagram. A maioria dos nossos clientes seguem nossa página. Lá eu posto as coisas do dia a dia na fazenda, os peixes, os produtos prontos”, destacou João.
Com vários tanques escavados na propriedade, as águas que os abastecem são do Rio Mundaú e, posteriormente, recebem os alevinos (tilápia) comprados em Alagoas para a engorda, além dos camarões produzidos na fazenda. “Hoje, além das embalagens congeladas, também fornecemos filé de tilápia fresco para os restaurantes da região. E fornecemos os produtos para uns frigoríficos da região, que se tornam pontos de venda”, informou João. Acompanhado por profissionais especializados, o proprietário foi orientado pelo Sebrae/PE, conta: “me ajudaram muito a administrar, principalmente com as licenças e burocracias do governo”.
Piscicultura
Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), os pequenos pescadores profissionais artesanais é responsável pela qualidade do pescado que chega à mesa dos brasileiros. São, especificamente, 60% da pesca nacional, o que representa uma produção de mais de 500 mil toneladas ao ano.
-
De acordo com a pesquisa do Plano de Desenvolvimento da Aquicultura Brasileira 2015-2020, o Nordeste foi a região mais representativa no Brasil, responsável por uma produção de 140.748 toneladas de pescado, como a tilápia.
-
Serviço:
Mundaú Pescados: @mundaupescados (Instagram)
-
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
Central de Atendimento: 0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 991946690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae (IOS e Android)
-