Pandemia, Coronavírus, isolamento e as pessoas em meio a uma enxurrada de mudanças repentinas e inesperadas. Resultado: várias ideias começaram a surgir para passar o tempo e sair da monotonia de ficar 24h por dia em casa, e sem contato com a natureza. E esse pode ter esse um dos motivos do aumento de pesquisas relacionadas à jardinagem e a paisagismo na internet. Para seguir o embalo desse período, a MKZ Paisagismo, empresa de projetos na área ambiental, se reiventou e resignificou o negócio. Hoje, a empresa acumula no portfólio projetos em grandes empresas e em parcerias com arquitetos renomados no mercado nacional.
Sediada no Recife, a MKZ Paisagismo deu início aos seus negócios, a partir da criação de dois vasos de vidro com plantas, entregues por Marcelo Kozmhinsky à sua esposa e sócia, Beatriz Kozmhinsky. Em um momento difícil para a família, quando Beatriz estava se recuperando de uma cirurgia, a semente do empreendedorismo foi plantada. Depois disso, os já considerados hoje pioneiros em micro paisagismo natural no estado passaram dois anos atuando com isso, sendo os primeiros clientes um restaurante, em Recife e outro, em Olinda, até que veio o primeiro projeto de paisagismo, em Caruaru.
As buscas por “kit de jardinagem” aumentaram em 180% no Brasil entre os meses de março e julho, de acordo com a ferramenta Google Trend. E essa subida nos números foi refletida também na MKZ. “Nossa empresa teve um aumento significativo de trabalho com essa demanda, mesmo no momento tão crítico como esse que estamos vivenciando. Durante a fase mais rígida da pandemia, e agora, houve uma grande demanda de plantas, vasos, jardins verticais, hortas para dentro das casas e nos home offices. As pessoas começaram a olhar para cada lugarzinho de suas casas e trabalhos, passando a trazer muito da concepção de ‘urbans jungles’ para seus ambientes”, disse Beatriz.
Dar um toque mais humano como estratégia de venda foi o insight dos empreendedores da MKZ, justamente nesse momento totalmente atípico de reclusão e contato com a natureza. “Nossa empresa tem como propósito trazer o ser humano para o mais perto da natureza, humanizando nossa cidade, estado, país e planeta, tornando-os mais dignos e sustentáveis em respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”, explicou Beatriz.
Reinvenção – E foi durante a pandemia o maior momento de reinvenção do empreendimento: os cursos que antes eram presenciais passaram a ser totalmente em EAD. Os canais de vendas e a relação com o digital também ajudaram bastante o momento de reinvenção do negócio. “Há um bom tempo usamos as mídias digitais, seja nos relacionamentos com clientes, parceiros e fornecedores, e, neste ano específico, estamos inaugurando nossos cursos de paisagismo por Ensino a distância, EAD, ao invés de presenciais. Achamos fundamental o uso digital. É um caminho sem volta”, pontuou Marcelo.
Com a demanda dobrando desde o início da pandemia, o engenheiro agrônomo Marcelo informou que teve uma “grande demanda de projetos e serviços”. “Além de elaboração de projetos de paisagismo, também executamos outros projetos, como a implementação de jardins, telhados verdes, jardins verticais, etc. Temos sempre como finalidade atender por excelência aos clientes, parceiros e fornecedores, buscando cada vez mais conhecimentos técnicos, tendências e crescimento em conjunto”, destacou o paisagista.
Uma empresa completa de elaboração de projetos de paisagismo para micro, médio, macro e grandes áreas, que vão da repaginação de vasos e plantas em casas a apartamentos e grandes projetos em fazendas de vários hectares. Além disso, a MKZ realizou, do seu início até agora, aproximadamente 1100 projetos.
Serviço:
MKZ Paisagismo: @mkzpaisagismo (Instagram)
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
Central de Atendimento: 0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 991946690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae (IOS e Android)