-
Energia na Industria é o tema do evento realizado pelo Sebrae/PE, com o objetivo de reduzir custos nas atividades das indústrias, proporcionando a adoção de práticas de sustentabilidade econômica, ambiental e social. Nesta quinta, 29, às 18h, será iniciado o encontro, totalmente online, para pequenas indústrias pernambucanas, fábricas ou fabricantes individuais. Também participarão do evento dois cases de sucesso, a Cachaçaria Sanhaçu e a Padaria Cidade Jardim, exemplos práticos de implantação de energia renovável.
Durante o evento, haverá a geração de conexões comerciais entre indústrias e os parceiros, conectando, ainda, parceiros viabilizadores: financiadores, reguladores, implantadores. Além disso, vai ser exposto aos participantes, briefing com consultores, palestrantes e empresários sobre o foco financeiro, e ensinamentos de geração de conteúdos para engajamento e divulgação.
Com uma programação bem diversificada, o seminário digital abordará o pesa dos custos energéticos na pequena indústria, medidas para redução de custos energéticos (com o Senai), caso de sucesso: redução de custos energéticos, fontes de geração de energia (com a Kroma e a Insole). E, fechando, mais um caso de sucesso: fontes alternativas de geração de energia e, por fim, a troca de experiências sobre eficiência em energia e energia solar.
Auridan Coutinho, analista do Sebrae/PE, fala da importância de utilizar boas práticas sustentáveis. “O evento se propõe a compartilhar conteúdos, experiências e tendências sobre como diminuir o custo da energia no negócio. No momento em que todo detalhe faz a diferença, diminuir custos operacionais agrega maior rentabilidade à empresa. O corte de custos ainda ajuda a tornar mais enxuta e eficiente a estrutura operacional, eliminando desperdícios e gastos supérfluos”.
Dessa forma, pretende-se mostrar que existem soluções que cabem no bolso do empreendedor e ainda traz redução de custos. Ou seja, é a redução de custo na produção da empresa sem demais problemas, alavancando lucros com redução de custos. “Conhecer alternativas simples e criativas de reduzir custos, como priorizar o uso de lâmpadas LED, iluminação e ventilação natural com uma mudança de layout, por exemplo, até o investimento em um Sistema Fotovoltaico – Energia Sustentável e Barata”, destaca Auridan.