-
Esta é uma história de um grupo de desconhecidos que, na mesma situação, ‘deram as mãos’ para dar a volta por cima nessa pandemia. Seu nome é Eduardo Bruno, morador e empresário do Cabo de Santo Agostinho/PE, que administra uma empresa familiar de 20 anos, hoje, chamada de Playtime Burguer. Em plena pandemia, ele entrou no fornecedor atacadista e se assombrou com o preço dos produtos: não era possível um reajuste tão insano em plena quarentena, negócios em baixa e limitação de opções de trabalho.
Mas, não baixou a cabeça e não cedeu à extorsão, buscou e se juntou aos varejistas locais, se uniu a outro empresário do segmento e, de repente, a sua ótica era a de formar parcerias e a de conscientizar o mercado ao seu redor, que inteiro padecia com o isolamento social – necessário por motivos sanitários. As parcerias se estenderam e ele conseguiu barganhar nas compras.
Com os descontos, ele barateou a pizza e lanches, repassando assim o desconto para a população, que também sofre com a baixa rentabilidade e falta de auxílio. Não suportava ver seu bairro sucumbir à crise financeira com fechamentos de loja e afastamento de clientes. Dividiu o fardo com os fornecedores que, também não queriam demitir os seus funcionários. Juntos, baixaram seus lucros para entregar à sociedade o ‘pão de cada dia’. No conhecido: TMJ!
O resultado disso: fortalecimento da economia local e a rede de contatos entre empresários, redistribuindo a renda com a cadeia das micro e pequenas empresas mais impactadas com a pandemia, entregando ainda para a sociedade preços justos e acessíveis.
Isso é estar disposto a sobreviver e lutar para ter e dar um amanhã para si e para os demais. Viva a criatividade das MPES! Inovação na Veia! Sobreviveremos, tenho certeza.
Para quem nem trabalhava com entrega, surpreendeu. Criou o drive thru em seu estabelecimento, e vende pela internet. Lembrou-me do Einstein: resultados diferentes exigem agir diferente. Dobrou o faturamento e estão garantindo a ‘existência’ de diversas empresas e famílias.
Diante do adverso mundo que vivemos, algumas medidas drásticas têm que ser tomadas para se manter vivo, escutei uma frase dele muito bacana: “Quem pensa no dinheiro, afasta o cliente. Quem pensa no cliente, dobra o faturamento”.
Tive um insight, a lembrança de uma música e recordei do artista Raul: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só / Sonho que se sonha junto, é realidade”.
-
*Danilo Lopez Martinez é analista do Sebrae em Pernambuco
-
Central de Atendimento Sebrae: 0800 570 0800
-
Whatsapp Sebrae: (81) 991946690
-
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
-
APP Sebrae (IOS e Android)