ASN PE
Compartilhe

De mãe para filho

O Dia das Mães é celebrado com muito amor e carinho também em meio à rotina de negócios, isso rende bons frutos e aumenta a cooperação em família, como ocorre com os empreendedores Paula Rocha e Thiago Rocha
Por Wellington Rivaldo
ASN PE
Compartilhe

 

Definir o sentimento maternal, muitas vezes, resume-se em uma só palavra: amor, que pode ser estendido à convivência em família e também aos negócios. E, no empreendedorismo, tem-se um motivo a mais para comemorar o Dia das Mães. Esse é o caso dos empreendedores Paula rocha e o seu filho, Thiago Rocha, que partilham desse e de outros sentimentos envolvendo profissionalismo, companheirismo, dedicação, comprometimento e bastante força de vontade fizeram pessoas próximas darem certo no empreendedorismo e aumentarem a cooperação.

No mundo empreendedor desde a adolescência, Paula Rocha possui três franquias da Hering em Garanhuns, Arcoverde e Salgueiro, inauguradas em 2012, 2013 e 2015, respectivamente, e uma loja de roupas multimarcas que existe desde 1998. Mas foi somente há dois anos que seu filho, Thiago Rocha, decidiu fazer parte dos negócios com a sua mãe. Assim, eles inauguraram mais uma franquia, dessa vez, da Usaflex, em Garanhuns.

Mas, segundo Paula, para o início dessa última franquia, ela colocou uma condição: só continuaria a expandir os negócios, se o filho se comprometesse. E foi o que Thiago fez, trabalhando e gerenciando um negócio em família. “Além de ajudar na gestão das lojas, auxiliando com o pessoal e financeiro, acabo também desempenhando aquela ajudinha de filho. E, quando viajamos, sempre estamos conciliando uma viagem a trabalho com um momento de lazer entre mãe e filho:  vamos ao teatro, saímos para jantar e passeamos pela cidade. É sempre muito divertido”, diz Thiago.

A mãe, por sua vez, mesmo sabendo que, em alguns momentos, problemas familiares e de negócios acabam se misturando em ambientes diferentes, ela tenta o máximo possível separar as coisas e enaltece o lado bom. “É muito bom (negócio em família), pois tenho sempre alguém da minha confiança para resolver os problemas e ter ideias junto comigo. Ajuda bastante pois, não preciso estar tomando tantas decisões sozinha, e me permite estar ausente quando eu preciso”, disse Paula.

Embora o momento seja de crise pelo distanciamento social, Paula e Thiago continuam com  divulgação e comercialização por canais digitais,  utilizando preços promocionais, além da reinvenção do negócio com o serviço de delivery grátis. “Estamos realizando vendas promocionais pelo WhatsApp e demais redes sociais, como Instagram e Facebook. Estamos levando os produtos aos domicílio dos clientes, sem cobrar a taxa de entrega. Está dando certo e é algo que eu irei dar continuidade, mesmo após a reabertura das lojas”, contou Thiago.

Em conversa recente entre mãe e filho, ambos perceberam a necessidade de utilizar as mídias digitais para alavancar o empreendimento e fortalecê-lo diante do momento de crise pela pandemia. “Muitas vezes ficamos na nossa zona de conforto esperando que os clientes entrem nas nossas lojas. Estávamos preparados para o atendimento físico, e percebi que menosprezávamos uma importante forma de venda pelas redes sociais, com a entrega sem custo em domicílio. Como todas as nossas lojas estão situadas em cidades interioranas do estado, o custo da entrega não é algo exorbitante para as nossas lojas suportarem. Por isso, pretendemos continuar com esse modelo de vendas online e entrega grátis em domicílio. É até uma forma de concorrer com o e-commerce das franquias que, às vezes, o cliente precisa pagar a taxa de frete e não recebe o produto no mesmo dia”, finalizou Thiago.