Necessário para a contenção do avanço do coronavírus, o isolamento social impactou severamente os negócios de eventos no país. Pesquisa do Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), realizada entre 14 e 22 de abril, mostra que a pandemia impactou 98% das empresas do segmento. Para driblar os efeitos da crise, 35% dos empresários ouvidos negociaram crédito para realizar os eventos cancelados futuramente. A maior parte das empresas colocou seus funcionários para trabalhar on-line, enquanto outras deram férias.
Adequação do modelo de negócio
Pela amostragem, 54% dos negócios tiveram redução do faturamento em março e 37% não receberam nada no período. Para o mês de abril, segundo o levantamento, a expectativa é de redução de faturamento para 79% das corporações, sendo que a maior preocupação delas, atualmente, é manter e adequar o modelo de negócio para continuar funcionando (48%), além de manter seus cliente atuais (43%).
Ainda a partir dos dados da pesquisa, 34% acham que levará de sete meses a um ano para retomar o negócio após a suspensão do isolamento. Outras 33% acreditam que levará menos de seis meses, sendo que 24% esperam retomar as atividades em patamares anteriores de imediato.“No momento que se busca soluções, a pesquisa do Sebrae em parceria com a Abeoc e aUbrafe abre espaço para um novo momento e novos negócios”, sintetiza o presidente executivo da Ubrafe, Armando Campos Mello.
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Eventos e pequenos negócios
O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil – 2013, realizado pelo Sebrae, revelou que o setor de Eventos representava 4,32% do PIB. O segmento é responsável por 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados na economia nacional e contribui com R$ 48,69 bilhões de impostos. A participação dos pequenos negócios no setor de eventos somam 297.565 empresas, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, e representam 95,4% do total de empresas do segmento.
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Números da Pesquisa
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Sua empresa teve eventos impactados com a crise?
98% – Sim, tivemos impacto nos eventos nos quais atuamos
2% – Não, não tivemos impacto nos eventos nos quais atuamos
Quantos eventos foram cancelados
Média: 12 eventos
Quantos eventos foram remarcados:
Média: 7 eventos
Em relação aos eventos que foram cancelados, sua empresa teve que:
16% – não havia recebido / não recebeu antecipação de pagamento
16% – outro
35% – negociou crédito para utilização futura
34% – devolveu recursos para o contratante ou algum fornecedor
Após o início do isolamento social foram tomadas medidas em relação aos funcionários da empresa?
79% – Sim, foi necessário tomar algumas medidas
21% – Não, não foi tomada nenhuma medida
Quais as medidas que a sua empresa adotou em relação aos funcionários:
51,6% – trabalho online
43,5% – dispensa de funcionários
33% – concessão de férias para os funcionários
23,6% – redução de carga horária de trabalho / salário
15,9% – outro
7,8% – rodízio de funcionários
Quantas pessoas já foram dispensadas
Média de 6,7 pessoas
Quantas pessoas a empresa emprega atualmente (incluindo sócios)?
Média – 10 pessoas
A empresa prevê, nos próximos 3 meses, dispensar funcionários em função do Covid-19?
Sim – 64%
Não – 36%
Em caso de demissão:
Média – 7 pessoas
Qual a perspectiva de faturamento da empresa para o mês de abril de 2020, em função do Covid-19, em comparação com abril de 2019?
Reduzir de 76% a 100% – 62,5%
Reduzir de 51% a 75% – 9%
Reduzir de 26% a 50% – 4,5%
Reduzir em até 25% – 3,2%
Sem alteração – 8%
Aumento – 2,8
Qual é a sua maior preocupação nesse momento para manter seu negócio durante esse período?
Adequar o modelo de negócio da empresa para continuar funcionando – 47,8%
Manter os clientes atuais – 42,9%
Cortar custos – 40%
Acessar crédito – 35,6%
Adequar a empresa às normas sanitárias que o Governo poderá adotar após o isolamento – 15,3%
Outro – 8,7%
O que você tem feito durante esse período de paralisação visando à preparação da sua empresa para a retomada dos negócios?
Aprimoramento da gestão – 30,1%
Fortalecimento do relacionamento com o mercado – 25,2%
Qualificação da equipe para esse novo momento – 17,2%
Adoção de novas tecnologias – 15,5%
Preparação da empresa para adoção de ações sustentáveis – 12%