-
Continuando o processo de ações desenvolvidas para ajudar o pequeno negócio, neste momento de crise, a Unidade Sebrae Sertão do Araripe participa de projeto de capacitação a motoboys, em conjunto com a CDL Araripina e prefeitura municipal. A iniciativa é controlada pelo App CDL Delivery, o qual estão cadastrados os lojistas que, por sua vez, solicitam entregadores à CDL, também credenciados, a levarem as compras até o cliente. Com isso, as vendas continuam e o distanciamento social se mantém.
A Unidade Sebrae Sertão do Araripe realiza orientações sobre a qualidade no atendimento ao cliente, noções de higiene na entrega, orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o MEI. Isso é conduzido, exclusivamente, por meio do atendimento remoto, mais especificamente o WhatsApp. Além disso, os mototaxistas ainda são orientados a baixarem o aplicativo Sebrae, disponível para Android e IOS.
Entre os objetivos está principalmente o de conduzir esses trabalhadores autônomos que fazem o serviço de entrega, dadas às circunstâncias da pandemia, tomarem os cuidados essenciais. “Melhorar a qualidade dos serviços prestados por eles, principalmente, na entrega de alimentos no cenário atual. As orientações são para os mototaxistas que estão fazendo entregas por meio do CDL Delivery”, contou Maria Lucélia Souza, gerente da Unidade Sebrae Sertão do Araripe.
CDL Delivery – Uma plataforma totalmente gratuita e disponível para Android e IOS, desenvolvida por Leandro Batista, presidente da CDL Araripina e empreendedor, em parceria com o seu sócio Hermes Alves. O aplicativo funciona a exemplo de um marketplace, no qual cada lojista tem o seu perfil pessoal. A ideia foi colocada em prática durante a necessidade da crise causada pela pandemia de Covid-19, para amenizar o impacto das vendas no município. Porém, a proposta é de continuar com a plataforma mesmo quando tudo voltar ao normal.
Pioneiro no desenvolvimento do App CDL Delivery, depois de três semanas de funcionamento, a plataforma conta com quase 200 empresas cadastradas na cidade de Araripina, com estimativas de 500 negócios, futuramente, só na localidade segundo Leandro. Contando, também, com mais de 30 motoboys que participaram de treinamentos na Secretaria de Saúde Municipal e da capacitação com a equipe do Sebrae. Esses entregadores são instruídos com relação às medidas corretas a serem tomadas no serviço e no produto entregue.
Cidades como Recife, Caruaru e Petrolina terão a ideia replicada nas suas respectivas CDLs. “Esse projeto veio para fomentar o desenvolvimento do comércio local, evitando, nesse momento de Covid, que pare em sua totalidade. Isso permite a continuidade das vendas de forma virtual. E, no pós-pandemia, qualquer lojista poderá ter a sua loja e vender para o mundo, começando a romper as barreiras do município“, destacou o presidente da CDL Araripina Leandro Batista.