ASN PE
Compartilhe

Sebrae/PE é aceito pela ONU e passa a aderir ao Pacto Global

A instituição confirma o apoio aos 10 princípios do Pacto sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção
Por Débora Pereira
ASN PE
Compartilhe

O Sebrae Pernambuco aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Dessa forma, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco confirma o apoio aos 10 princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a adesão, o Sebrae/PE se compromete a participar colocando em prática os princípios do Pacto Global da ONU por meio de estratégias e operações; propondo e implementando parcerias em sustentabilidade corporativa, além de engajar com outros interessados; apoiando empresas a implementarem iniciativas de sustentabilidade que beneficiem a cidade e a comunidade em geral; oferecendo aconselhamento e orientação sobre questões-chave de sustentabilidade e promovendo as melhores práticas.

“O Sebrae/PE adotou a posição de enfrentar esse desafio, junto com tantas outras instituições que no mundo afora vem pensando no futuro. Com muito orgulho, submeteu a sua postulação de fazer parte do Pacto Global e teve seu pleito atendido. Agora, daqui pra frente, o Sebrae está estruturalmente comprometido com a implementação não só para dentro da instituição, mas sobretudo para o universo dos pequenos negócios, desenvolvendo programas, produtos e serviços que estimulem esses pequenos empreendimentos a enfrentarem também esse desafio. O Sebrae mais uma vez se antecipa ao senso comum e busca instrumentalizar os empreendedores a desenvolverem uma consciência maior para a questão ambiental e melhoria das suas práticas gerenciais e produtivas. Então, realmente, temos muita satisfação de chegar junto desses objetivos e de ter sido aceito como uma entidade membro e comprometida com o Pacto”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya.

A instituição pretende tornar os princípios da iniciativa como parte da sua estratégia, da cultura e das operações cotidianas, engajando projetos de colaboração que promovam o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. O analista responsável pelo programa de sustentabilidade do Sebrae/PE, Ricardo Arruda, também reforça essa importância, além da forma de atuar da instituição. “Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contribuem para a competitividade e longevidade dos negócios. Fazer parte do Pacto Global é de extrema importância para o Sebrae Pernambuco, que tem como propósito transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do estado de Pernambuco”, ressalta Ricardo.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

  • ODS; ONU; Sebrae; sustentabilidade; desenvolvimento; educação; empreendedorismo sustentável; desenvolvimento sustentável