Ser ativo nas redes sociais é algo indispensável para quem pensa em divulgar um empreendimento. Uma das redes mais utilizadas atualmente é o Instagram, que tem 69 milhões de usuários no Brasil e se consolidou como uma ferramenta valiosa para estabelecer ou fortalecer uma marca. Para isso, é necessário aprender a utilizá-la da melhor forma e aproveitar os recursos oferecidos.
“O Instagram é uma vitrine onde, por trás, se realizam vendas”, disse Lêda Nascimento, durante a oficina “Profissionalizando seu Instagram”, realizada na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife. Ela é psicóloga clínica e organizacional, mentora em empreendedorismo sistêmico e consultora de negócios através da visão sistêmica. Segundo a profissional, para usar o Instagram a favor do seu negócio, é necessário ter em mente aonde se deseja chegar. “O marketing precisa de um planejamento para funcionar. Então, quando se sabe disso, é possível definir as ferramentas que serão utilizadas para chegar lá”, explica.
No início, só era possível compartilhar fotos simples no Instagram. Atualmente, o aplicativo conta com diversos recursos, como os stories, reels, além da possibilidade de publicação de textos mais longos e outras formas de conteúdo. Cada recurso pode ser usado estrategicamente para gerar engajamento com o público, chamar novos clientes e promover a sua marca. Segundo Lêda, é necessário organizar e planejar o que será produzido e quando será postado, sempre pensando no conteúdo ideal para o tipo de negócio que o empreendedor tem.
Um dos recursos do Instagram para empresas é a criação de um perfil comercial, que permite que o usuário acompanhe as estatísticas, conheça o perfil dos seus seguidores e monitore os melhores dias e horários para realizar postagens. Além disso, Leda destaca as compras que podem ser feitas no Instagram e a configuração de anúncios. Conhecer a plataforma é tão importante quanto conhecer o próprio negócio, assim é possível explorar cada recurso que ela oferece.
Os stories podem ser utilizados para alimentar o perfil da empresa. “Basta definir um objetivo e criar uma estratégia. Logo depois, deve-se criar rapidamente um conteúdo para os stories e rascunhar a sua ideia. Com a prática, vai se aperfeiçoando a produção deste tipo de conteúdo. E depois de gastar esforço e dedicação criando e engajando seus clientes, é hora de vender os seus produtos”, contou Lêda.
Já sobre os reels, a especialista diz que não é necessário fazer as famosas “dancinhas”, que estão em alta ultimamente. Em vez disso, o usuário pode mostrar sites ou ferramentas que gosta, fazer um tutorial rápido, abrir uma caixinha de perguntas e dúvidas dos seguidores, mostrar o antes e o depois dos clientes e compartilhar processos de sua marca.
Uma das estratégias que podem ser utilizadas no planejamento de uma empresa é o conteúdo orgânico a ser produzido impulsionando o conteúdo pago (com stories e faceads). Outra forma é incluir stories com chamadas que levam à negociação direta (por exemplo, pelo WhatsApp Business). Há, ainda, outras plataformas que são recomendadas para facilitar o trabalho do usuário, como o Canva (onde é possível criar posts e conteúdo visual em geral) e o Meta Business Suíte (que ajuda a conciliar diferentes redes sociais, a ampliar a interação com o público, a gerenciar o marketing e a acompanhar dados e estatísticas).