ASN PE
Compartilhe

Empreendedor que participou do programa Agente Local de Inovação (ALI) colhe bons resultados no seu negócio

Leonardo Carvalho, que coordena sete empresas, simplificou processos da Tupan Farma a partir da participação no ALI 2022
Por Vitória Vilela
ASN PE
Compartilhe

Leonardo Carvalho, de 39 anos, é um farmacêutico bioquímico especializado em microbiologia. Ele coordena diversos negócios do grupo Tupan, um dos maiores do Nordeste, entre eles a Tupan Saúde, que oferece produtos hospitalares, ortopédicos e instrumentos cirúrgicos; a Tupan Farma, que distribui medicamentos, cosméticos e suplementos alimentares; a Especial Comércio, que foca em nutrição clínica; e a Tupan Hospitalar, que oferece produtos para laboratórios.

Embora todas as empresas sejam do ramo de saúde, cada uma atua de forma independente e, por isso, os desafios para atender bem os clientes são únicos. “As formas de tratar os clientes, empregar, pagar, negociar, organizar tamanho de compras e determinar a urgência das entregas são diferentes. Não tem como fazer algo bem feito sendo uma pessoa só. Eu estou apenas coordenando os grupos, mas são várias subdivisões dentro de cada empresa”, explicou Leonardo.

Segundo o empreendedor, ele sempre soube que trabalharia com negócios. “O comércio está na minha veia desde criança: minha mãe tinha uma loja de departamentos, presentes e utilidades domésticas em Mirandiba, no interior do estado e, desde pequeno, eu me via participando do negócio”, disse. Durante a sua jornada, ele estreitou a relação com o Sebrae, que se tornou um parceiro dos seus negócios. “ O Sebrae caiu como uma luva, temos uma relação muito próxima. Tenho trazido minha equipe para cá, para assistir palestras, fazer reuniões e convenções de venda”, conta.

Um divisor de águas para o empreendedor foi ter participado do programa Agente Local de Inovação (ALI), em 2022. A iniciativa ajuda pequenas empresas a inovarem em seus produtos e serviços, propondo novas soluções. No projeto, foram contempladas duas empresas: a Tupan Saúde e a Tupan Farma. Ao participar do ALI, o empresário pôde estudar os seus negócios e entender melhor todos os seus processos.

“O programa ALI foi importantíssimo para estudar o negócio como um todo, desde os mais simples, como o retorno de um cliente; até os mais complexos, como um organograma da empresa. Com isso, pudemos reavaliar a preparação das empresas, bem como o pós-venda, as tarefas que cada colaborador desempenha e a distribuição da equipe”, explicou Leonardo.

Além disso, o programa impactou diretamente no funcionamento da Tupan Farma. “Antes do ALI, nós tínhamos 36 colaboradores realizando o trabalho que, hoje, 22 pessoas realizam com o mesmo nível de desempenho. Isso melhorou muito as atividades da empresa, principalmente porque ajudou a simplificar e otimizar o seu funcionamento”, detalhou.

Ainda segundo o empreendedor, a partir da sua participação no ALI 2022, também foi possível implementar a mensuração dos resultados da empresa, estruturar melhor as suas equipes e capacitar os seus colaboradores. “Melhoramos nosso ambiente de trabalho, com foco na organização dos processos, para crescer com qualidade. Agradeço muito ao Sebrae por ter proporcionado uma experiência tão enriquecedora para a nossa empresa”, concluiu o empreendedor.

ALI 2023

As inscrições para o novo clico do programa ALI já estão abertas para empresas de variados segmentos. Cada ciclo de consultoria dura em média seis meses de. No ALI, são oferecidas as jornadas de Produtividade e Transformação Digital. Em Pernambuco, só neste ano, o programa busca auxiliar 1 mil empresas em cada jornada de Produtividade e outras 275 nas de Transformação Digital.

O acompanhamento do ALI é 100% gratuito. Durante o período de consultoria serão realizadas reuniões individuais e oficinas coletivas. Para se inscrever é preciso clicar neste link e inserir os dados solicitados. Depois, é só aguardar o contato do Sebrae e agendar o primeiro encontro com o ALI.

-

-

  • #ALI #consultoria #Tupan #inovação