A garantia de desburocratização, utilizando 100% da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), numa iniciativa integrada e pioneira para as empresas se instalarem no município de Ipojuca, no Grande Recife. Esse foi o tema do encontro entre a equipe de políticas públicas do Sebrae/PE e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca.
Os gestores apresentaram a novidade do município, que inovou na utilização integral da REDESIM para abertura de empresas, licenciamento sanitário, ambiental e alvará de funcionamento, como também no processo de renovação de alvarás, sendo o primeiro município de Pernambuco e um dos primeiros do Brasil a conseguir esse feito.
Agora, a entrega de todas as licenças e documentos necessários para obtê-las é feita em um único lugar, de forma eletrônica, através da rede. “Ganha a administração pública com a simplificação do processo, a diminuição do tempo de análise, e a garantia backup dos arquivos, e ganham os empresários com essa agilidade, unificação e a não necessidade de nomear um procurador local para fazer o despacho dos documentos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros,
Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Veiga, o Sebrae teve papel fundamental nesse processo. “O Sebrae nos ajudou muito, oferecendo uma consultoria sobre a lei da liberdade econômica. E, para não ter que criar uma lei municipal, que demandaria mais burocracia, nós criamos um decreto adotando a lei estadual”, disse.
Na avaliação do gerente da Unidade Zona da Mata do Sebrae/PE, Alexandre Alves, a iniciativa pioneira é um exemplo de que é possível simplificar processos. “Avaliamos a iniciativa como extremamente importante. É isso que queríamos que todos os municípios pudessem ter com essa visão para um ambiente mais favorável para gerar negócio, abertura de empresa e contratação de funcionários. Então, isso é fundamental para o próprio desenvolvimento econômico e social do município. E, de fato, Ipojuca é um case de sucesso no que de fato os municípios podem e devem fazer para os pequenos negócios e da economia como um todo”, afirma.