Patrícia Araújo é uma chef de cozinha e empresária de 34 anos. Juntamente a Diego Carneiro, seu sócio, ela tem a É Fit, empresa especializada na produção de marmitas congeladas. A É Fit surgiu depois que Patrícia percebeu que precisava emagrecer e não conseguia consumir os alimentos adequados. Foi então que ela decidiu se especializar na área de gastronomia saudável e começou a produzir para si mesma. As pessoas gostaram dos pratos elaborados pela chef e começaram a pedir. O negócio nasceu e hoje Patrícia conta com cerca de 25 clientes fixos e vende 250 marmitas por semana, com diferencial na qualidade, nos preços e no atendimento.
Inicialmente, a É Fit começou com foco nos doces. “Aos poucos, fomos adicionando pães e salgados ao menu”, conta Patrícia. Segundo a chef, a produção de marmitas congeladas surgiu apenas depois de um tempo, e o sucesso foi tanto que o produto virou o carro-chefe do negócio. “Chegamos a um ponto de tanta demanda por marmitas que não conseguíamos mais fazer as outras opções, só sob encomenda”, complementa.
A trajetória de Patrícia começou em 2007, quando ela entrou no curso de gastronomia. “Acabei desistindo e trabalhando em outra área, mas sempre senti que faltava algo. Foi após ver uma reportagem sobre um centro de referência em gastronomia na América Latina, em São Paulo, que fiz curso de cozinheiro”, compartilha a chef. Após concluir o curso, Patrícia deu início às suas tentativas de empreender: uma empresa especializada em brownies, que abriu com uma amiga, além de um restaurante, um bar, uma venda de doces e uma produção de massa fresca. Finalmente, em agosto de 2021, nasceu a É Fit.
Patrícia também participou do Salto Tecnológico, programa do Sebrae em parceria com a Prefeitura do Recife, no qual pôde se aprofundar em questões importantes, que a ajudaram na condução da É Fit. “O Salto foi um divisor de águas. Neste momento, já estávamos com uma venda razoável, mas não sabíamos de fato do potencial das vendas no Instagram e em outros canais, muito menos onde poderíamos chegar com os conhecimentos adquiridos no curso. Nele, aprendemos realmente a vender online”, conta a chef.
Já sobre o envolvimento com o Sebrae, Patrícia diz: “A participação do Sebrae foi total. À princípio, procuramos uma coisa diferente, queríamos ver apenas como parcelar e regularizar o CNPJ. Desde o primeiro momento, tudo mudou para melhor, então foi bem determinante. Agora, o próximo passo é adquirir conhecimento na parte de produtividade da empresa com maior eficiência e crescer mais a cada dia”, conclui.
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