A professora pernambucana Eukennya de Araújo Barbosa foi a grande vencedora na categoria educação profissional, do Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae em parceria com a Bett Brasil e Instituto Significare.
Eukennya venceu a categoria com o projeto “Aproximação do Ensino Técnico às Experiências do Mundo do Trabalho”. A metodologia foi aplicada junto à alunos do Ensino Médio Técnico em Logística da ETEPAM – Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, no Recife.
O maior intuito do projeto é unir a prática dos estudantes ao mercado de trabalho, alinhando o curso técnico a essa experiência. A ideia é aproximar os alunos do mundo do trabalho por meio de um modelo de educação profissional que faz com que eles desenvolvam soluções para problemas das empresas. “Para os estudantes é uma experiência muito rica, pois eles desenvolvem uma postura profissional, lidam com relatórios, fazem pesquisa e experimentam possibilidades de atuação recebendo feedbacks das empresas”, comenta a docente.
A metodologia desenvolvida pela docente já começou a ser aplicada. O projeto de extensão atendeu a uma empresa de fibra sintética, por meio da digitalização de processos em serviços de refugo industrial e logística reversa. Uma outra empresa teve o seu mapeamento de fluxo de recebimento de cana feito pelos estudantes.
Eukennya entrou na educação profissional em 2017. A partir de uma experiência na rede municipal ela percebeu que mesmo com ensino profissionalizante, os jovens não conseguiam ingressar no mercado de trabalho. O que a levou a ser professora, segundo ela, foram as oportunidades, que desbloquearam formas de se conectar com o aprendizado, com o ensino e o seu próprio perfil. “De lá para cá eu tenho me reinventado na minha trajetória profissional. Tem sido incrível partilhar, conectar, cooperar e eu acho que é esse o sentido da educação”, completa.
O Prêmio Educador Transformador tem como objetivo reconhecer projetos desenvolvidos por professores de todo o país que estão empreendendo uma educação transformadora nas diversas etapas da educação. Nesta edição, foram quase 3 mil inscritos.
-
-
-
-