O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chegou. De 21 a 30 de julho, a cidade do Agreste pernambucano recebe um dos maiores festivais de cultura e arte do país e o Sebrae Pernambuco está presente na programação, com o tradicional Armazém da Arte e Negócios, que já acontece há 17 anos durante o festival; e o mais novo Espaço Queijos e Vinhos. No primeiro dia de FIG, a programação dos espaços do Sebrae vai das 15h às 22h. Já nos dias 22 e 23/07, será das 10h às 22h; nos dias 24, 25 e 26 das 13h às 22h; e nos dias 27, 28, 29 e 30 das 10h às 22h.
O Espaço Queijos e Vinhos é uma novidade que o Sebrae leva para o festival, pois conta com a presença de produtores de queijos e vinhos da região, além de vir de uma ação compartilhada com a unidade do Sebrae em Petrolina, no Sertão, para trazer empresas voltadas ao segmento de vinho local. O novo espaço conta com 10 participantes que vão expor os seus produtos. Algumas empresas parceiras são a Valelac, o Laticínio Caboclo, o Puríssimo da Fazenda, o Vale das Colinas, a Oxe Vinhos, a Jolie Wines e a THL Andrade Ltda.
“A ideia veio dos trabalhos que temos com os segmentos, e por casar com o clima de Garanhuns. Foi uma forma de trabalhar a abertura de mercados para os nossos produtores. O FIG é um evento de renome nacional, então é uma vitrine extremamente forte para os produtores da região. Nossa ideia é valorizar os produtos locais”, explica Kedima Azevedo, analista do Sebrae/PE responsável pelo Espaço Queijos e Vinhos.
Uma das empresas participantes do Espaço Queijos e Vinhos é a Valelac, indústria de laticínios do município de Pedra. A empresa produz queijos e outros derivados do leite desde 2005, processando mais de 30.000 litros por dia. Distribuindo produtos por Pernambuco e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região, a Valelac se tornou referência em seu segmento. “Soubemos do Espaço Queijos e Vinhos através do Sebrae. Faremos degustação de diversos tipos de queijo, como queijo do reino, coalho A e coalho B, coalho com orégano, queijo manteiga, prato, muçarela, ricota fresca e queijo minas frescal”, diz Ariane Cavalcanti, gerente de marketing da Valelac.
“Esse evento promove o intercâmbio cultural, valoriza os produtores locais e incentiva a apreciação de alimentos de qualidade. Participar deste espaço nos permite apresentar nossos produtos, fortalecer a visibilidade da marca e estabelecer conexões com um público engajado. É uma forma de aproveitar a visibilidade do FIG para promover nossos produtos, expandir a nossa rede de contatos e consolidar nossa presença no mercado”, diz Ariane.
Já o Armazém da Arte e Negócios, antigo Arte no Casarão, é conhecido no FIG, tendo uma parceria com a Fundarpe/Secult-PE desde 2017. O espaço é destinado para exposição e comercialização do artesanato no FIG, como forma de otimizar recursos e promover o fortalecimento do setor. Neste ano, serão 87 artesãos de Pernambuco expondo diversas peças artesanais e de produção alimentar.
“Os artesãos têm as feiras como principal canal para vender e dar visibilidade aos seus trabalhos e o Armazém já se tornou mais um atrativo dentro do FIG, sendo um espaço muito procurado por turistas interessados em conhecer e comprar o nosso artesanato”, diz Alessandra Mendes, analista do Sebrae/PE responsável pelo Armazém da Arte e Negócios.
Algumas das produções artesanais incluem bolsas, artesanatos em madeira MDF, almofadas e decorações, sabonetes, bijuterias, bonecas em feltro, roupas e acessórios para pet, telas, pinturas em tecido, arte em cerâmica, biscuit, arte com reciclados e pratarias. Na área de alimentação, destacam-se as produções de bolo de rolo, rocambole, molho de pimenta, geléias, licores, cachaças e biscoitos artesanais. Além disso, este ano também contará com um espaço para as bebidas pernambucanas artesanais.