ASN PE Atualização
Compartilhe

Prazo para inscrição no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios termina no dia 10 de agosto

Reconhecimento busca destacar histórias inspiradoras de mulheres que contribuem para o desenvolvimento do país
Por Redação
ASN PE Atualização
Compartilhe

Boa notícia para as empreendedoras! As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foram prorrogadas até o próximo dia 10 de agosto. Empresárias interessadas devem preencher o formulário eletrônico, disponível no site oficial. Além de reconhecer o trabalho de mulheres à frente de pequenos negócios, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras a investirem em seus sonhos e acreditarem em seu potencial empreendedor.

A premiação é voltada para mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.

Em 2022, o Prêmio ultrapassou 3 mil inscrições e teve representantes de todo país. Nesta edição, as participantes podem concorrer em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. A seleção acontece em três etapas: fase estadual em agosto, a regional em outubro e a nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). O Sebrae pagará as despesas de deslocamento para as finalistas.

“O prêmio é uma iniciativa importante para reconhecer e valorizar o empreendedorismo feminino no Brasil, além de proporcionar visibilidade e networking para as participantes. A ideia é destacar histórias de sucesso, inspirar outras mulheres a empreender e promover a igualdade de gênero no ambiente empresarial”, destaca Maria Eduarda Rocha, coordenadora estadual do prêmio.

A primeira etapa será estadual com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação. Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação.

Se reinventando 

A empresária pernambucana Lígia Raquel foi a vencedora da etapa estadual, em 2022. Ela é dona da LR, uma empresa especializada em roupas feitas por meio da técnica do bordado artesanal. Lígia conta que cresceu vendo os pais empreenderem, o que a motivou a ser dona do seu próprio negócio.

“Os meus pais confeccionavam peças em bordado, que eram vendidas para lojas no agreste do estado. Desde pequena eu já sabia que queria empreender, mas não imaginava que seria na área da confecção, seguindo o ofício deles. Em 2018, comecei com uma loja online, revendendo roupas, mas depois percebi que deveria investir na minha própria marca, com a minha identidade. Busquei parceiros e encontrei o Sebrae, que me ajudou a me encontrar dentro desse universo da moda. Peguei as referências da minha família e me redescobri no bordado manual, um trabalho mais afetivo, que me fez lembrar da minha mãe, já falecida”, comenta a empresária.

A ideia de concorrer ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios veio por incentivo de pessoas próximas. Segundo Lígia, o reconhecimento foi um divisor de águas. “Eu decidi me inscrever para mostrar a minha história de quase dez anos e também inspirar outras mulheres, para que elas acreditem, por mais desafiador que seja o caminho. É possível ser mulher de dona de um negócio de sucesso. Me inscrevi e venci na categoria pequenos negócios. O reconhecimento me trouxe visibilidade, me ajudou a fortalecer a minha marca e contribuir para o resgate de um ofício que estava sendo esquecido, que é o bordado manual”, conclui.

Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet, também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.

  • #EmpreendedorismoFeminino #PrêmioSebrae #MulherdeNegócios #reconhecimento