ASN PE Atualização
Compartilhe

Programa de iniciação ao empreendedorismo, Catalisa ICT Júnior é pioneiro no país

Iniciativa oferece recursos para alavancar o projeto de universitários e fortalecer ecossistema de startups em Pernambuco. Inscrições seguem até o dia 24 de novembro
Por Laiziane Soares
ASN PE Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PE lançou, durante a abertura do ELI Summit 2023, no dia 25/10, o Catalisa ICT Júnior, um programa de geração de startup com capacitação, mentoria e bolsa pesquisador-empreendedor para que estudantes de graduação que possam desenvolver negócios inovadores a partir de pesquisas realizadas por eles nas universidades em que estudam. Este é o primeiro programa do tipo lançado pelo Sebrae que oferece recursos para alavancar o projeto de universitários e fortalecer ecossistema de startups em Pernambuco.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do reitor da UFRPE, Marcelo Leão, do pró-reitor da UFPE, Pedro Carelli, do diretor de Pesquisa da UPE, Alexandre Magno Andrade Maciel, do chefe do Departamento de Inovação Tecnológica (DINT) do IFPE, Allan Diego Silva Lima, e da coordenadora de Inovação do IF Sertão-PE, Sarah Tarsila Vasconcelos Santos.

O Catalisa ICT Júnior concede Bolsa de Estímulo à Inovação (BEI) a equipes de graduandos com projetos de inovação. Serão selecionados até 50 projetos com inovação aplicada a produto/serviço e/ou ao modelo de negócios, com alto potencial de crescimento e impacto na sociedade, preferencialmente com modelo de negócio repetível e escalável. Serão concedidas bolsas de R$ 1,5 mil durante seis meses. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de novembro.

É o primeiro programa do Sebrae que fomenta o empreendedorismo dentro das universidades. Queremos estreitar os laços com os estudantes e oferecer todo o know how que construímos ao longo dos 51 anos de existência em benefício dos pequenos negócios do país. Incentivar o trabalho de universitários é investir no futuro”, ressalta o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra. 

A gestora de Negócios Inovadores do Sebrae/PE, Conceição Moraes, destaca que os universitários podem inscrever pesquisas e estudos que se utilizem de ciência e tecnologia na busca de soluções inovadoras para problemas ou demandas de mercado e ou sociedade. “É importante que os projetos inscritos tenham a possibilidade de levar benefício aos pequenos negócios, pois é a nossa razão de existir. Essa é uma grande oportunidade para dar vida às ideias e impulsionar a inovação”, revela Conceição.

O reitor da UFRPE, Marcelo Leão, destacou a importância do Catalisa ICT Júnior para a comunidade acadêmica. “Esta é uma iniciativa importantíssima do Sebrae/PE, visto que, historicamente, são dados incentivos para a iniciação científica e a iniciação acadêmica. Espero que o programa que o Sebrae está escalando a nível estadual cresça e alcance nível nacional”, comentou o reitor, que, em 2020, lançou o Programa de Bolsas de Iniciação ao Empreendedorismo (Piemp), ação pioneira entre as universidades federais do país.

O programa é composto pelas seguintes etapas: Startup Way Acadêmico, Early Stage Acadêmico e Workshop do Plano de Implementação. As startups podem ser da área de automação, biotecnologia e genética, blockchain, eletroeletrônica, geoengenharia, inteligência artificial e machine learning avançada, internet das coisas (IoT), manufatura avançada e robótica, nanotecnologia, realidade aumentada, realidade virtual, cibersegurança, tecnologia quântica, inteligência autônoma, neurotecnologia, entre outras áreas.

Serviço:
Programa Catalisa ICT Júnior
Inscrições: até 24 de novembro
Outras informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/catalisaictjr

  • #inovação #empreendedorismo #Pernambuco #EnsinoSuperior