O Sebrae/PE, parceiro da Agrinordeste desde a primeira edição, leva para a feira, que começa nesta quinta (30) e segue até o próximo domingo (3), uma ilha de startups, um espaço de inovação para pequenos negócios tradicionais e um estúdio de podcast, no qual serão transmitidos episódios do “Pod Dar Negócio”, além de um stand de 100m². O Sebrae/PE também leva caravanas de produtores dos municípios de Petrolina, Serra Talhada, Araripina e Garanhuns, que terão acesso ao conhecimento, tendências e inovação da Agrinordeste, a maior feira indoor do agronegócio do Norte e Nordeste.
A caravana conta com produtores de moda, laticínios comida nordestina, mel, cachaça, plantas ornamentais, biscoitos gourmet, doces, chocolates, sorvetes, artesanato, café, derivados da mandioca, carnes, peixe, crustáceos, queijos e embutidos, que estarão distribuídos em 59 stands. “As ações visam fortalecer e incentivar os pequenos negócios ligados ao setor agro que participarão da feira”, comenta a analista do Sebrae/PE, Jussara leite.
Inovação
Esta é a primeira vez que o Sebrae/PE vai levar uma ilha de startups para a Agrinordeste. “Será uma excelente oportunidade para aproximar os empreendimentos inovadores dos produtores, além da possibilidade de eles fecharem negócios durante a feira”, adianta a analista de Inovação do Sebrae/PE, Evelyne Labanca. Outra novidade é o espaço Sebrae 360, uma iniciativa de inovação para pequenos negócios tradicionais. São imersões virtuais temáticas por segmento, com destaque para laticínios, considerando a relevância desse nicho para Pernambuco.
“As imersões serão mediadas por um consultor especialista que introduz o tema e as tendências do segmento, mostrando que inovações não precisam custar caro, mas podem, sim, ser acessadas por todos em maior ou menor complexidade, e são decisivas para a prosperidade do negócio. Tudo isso realizado por meio de óculos de realidade virtual com imagens de negócios reais”, adianta o gerente da Unidade de Negócios Inovadores do Sebrae/PE, Thiago Suruagy.
O negócio que receberá a visita virtual dos participantes da feira é a fazenda Aba da Serra IV, sede da Dona Branca Queijos Artesanais, um pequeno negócio rural que possui diversos produtos premiados. A fazenda fica localizada em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com produtos premiados. O empresário Vitor Rezende vai apresentar pontos estratégicos do seu negócio, as inovações implantadas com o apoio do Sebrae/PE e parceiros nas áreas de gestão, técnica e de crédito.
Pod dar Negócio
Segundo a gerente de Comunicação e Marketing, Gabriela Vieira, gravar episódios do “Pod Dar Negócio”, podcast do Sebrae/PE, é uma estratégia para disseminar conteúdo de forma acessível e atingir novos públicos. “Para a Agrinordeste, vamos trazer especialistas de cada área e mediadores da casa para gravar episódios sobre ‘As possibilidades da fruticultura no Estado de Pernambuco’, ‘Vocações das regiões de Pernambuco para o agro’, e ‘Os desafios da pecuária’”, adianta a gerente.
*Programação da Ilha de Sturtups
Horário 10h às 21h
Dia 30 (quinta-feira)
– FungiNE
– Semine
Dia 1 (sexta-feira)
– Agrovare
-Maptech
Dia 2 (sábado)
– Biotec
– FalaAgro
– Agrovare
-Maptech
Dia 3 (domingo)
– Semine
– FalaAgro
-Aquastone
– METAA