Até o ano de 2022, consumir cafés especiais em momentos de lazer não fazia parte da rotina de quem mora em Petrolina. Hoje, tomar um café gelado, acompanhado de um sanduíche com ingredientes da alta gastronomia e da culinária sertaneja tornou-se um hábito. Essa mudança é fruto da Rota do Café, um festival gastronômico realizado pelo Sebrae/PE e pela Artfully. Nesta quinta, 18, tem início a segunda edição do evento, reunindo 18 cafeterias, com combos que oferecem uma mistura ousada de sabores, além de prêmios para os vinte primeiros participantes que concluírem a rota.
Antes de ser dada a largada para o circuito das delícias do café, aconteceu uma cerimônia de abertura do festival, na sede da Unidade Regional do Sebrae, em Petrolina, na noite da última quarta (17). Na ocasião, o barista baiano Lucas Campos esteve presente e preparou um café especial para dar o tom desta segunda edição. Representantes de 18 cafeterias, influenciadores digitais e convidados também marcaram presença na noite regada pelos aromas e sabores dos Sertões.
Até o dia 8 de fevereiro, uma infinidade de cafés, doces, sobremesas, sanduíches e salgados, todos com ingredientes regionais, estará disponível aos visitantes em combos que custam R$29,90. Ao consumir o primeiro combo, o cliente recebe um passaporte que registra cada nova opção nesse formato combinado. As 20 primeiras pessoas que completarem a Rota vão receber uma cesta com produtos de cada uma das cafeterias participantes.
A Oxi Vinhos, cafeteria que faz parte da rota, ousou na proposta e preparou o combo com o Espresso Tonic Cabernet, um drink de café, servido super gelado, com água tônica e adoçado com uma redução de vinho tinto do Vale do São Francisco. Em alguns trechos da rota, haverá programações especiais com sarau, shows musicais e Dia do Brunch.
Além de inserir na cultura local o hábito do consumo de cafés especiais, a primeira edição da Rota do Café teve resultados bastante significativos.
“Em um período no qual, normalmente, não havia venda de café, a realização do evento possibilitou que as cafeterias lucrassem R$ 3 mil apenas com as vendas dos combos. Além disso, três novas cafeterias foram criadas após o evento, duas das quais receberam o apoio do Sebrae/PE desde os primeiros passos”, afirma o analista do Sebrae/PE, Charlys Wilton.
Diante dos bons resultados, as metas para esta segunda edição têm expectativas ampliadas. “Nós traçamos metas ousadas, pois sabemos o potencial da Rota. Esperamos dobrar o número de participantes e o lucro. Estamos registrando cada resultado no relatório para captar patrocínio, por meio de incentivos fiscais, para ampliar o evento”, explica Wilton.
Para tornar a Rota um sucesso, o Sebrae/PE cercou-se dos melhores profissionais do ramo de cafés e teve como referência o Recife Coffee, um festival gastronômico que tem esta bebida como elemento central, realizado na capital pernambucana. A Rota do Café nasceu a partir de uma sugestão da empresária Geórgia Romero, dona da primeira cafeteria genuína (sem ser de franquia) de Petrolina. A ideia da microempreendedora foi abraçada e desenvolvida pelo Sebrae/PE em parceria com a Artfully, empresa realizadora de grandes eventos gastronômicos no Brasil.
Para adquirir o seu passaporte para o festival, basta acessar o perfil @rotadocafefestival. Confira também a lista completa das cafeterias participantes.