Representantes do poder público dos municípios que compõem o Litoral Sul do Estado se reuniram, nesta terça-feira (20), para discutir iniciativas voltadas para o fortalecimento do turismo na região. O encontro, promovido pelo Sebrae/PE, marcou o primeiro passo rumo ao objetivo de criar roteiros turísticos integrados, que valorizem tanto os pontos comuns quanto os potenciais específicos de cada localidade. Realizada na sede da instituição, no Recife, o projeto, batizado de Conexão Litoral Sul, contou com a presença de gestores das cidades de Ipojuca, Sirinhaém, Barreiros, São José da Coroa Grande e Cabo de Santo Agostinho.
Gerente da Unidade Regional Sebrae na Zona da Mata, Alexandre Alves pontuou que a proposta da instituição é contribuir com a estruturação, qualificação, divulgação e comercialização desses novos roteiros. Para isso, hoje, todos os municípios que compõem o Litoral Sul já possuem acordos de parcerias firmados com o Sebrae/PE.
Essa é uma estratégia de valorização do território. São roteiros que conseguimos fazer, mas, para isso, precisamos identificar eixos de conexão entre esses municípios. Posteriormente, a nossa intenção é convidar, também, o trade turístico e as agências para participarem desse processo.
Alexandre Alves, gerente da Unidade Regional Sebrae na Zona da Mata
Dados levantados pelo Sebrae/PE apontam que, atualmente, o turismo é responsável pela geração de mais de 14 mil empregos formais no Litoral Sul, o que representa 12,65% de todos os empregos formais da região. “É impressionante o que o turismo pode proporcionar para a região. Muito já tem feito, mas sabemos que ainda há muito por fazer. O Governo do Estado e os municípios têm ajudado nisso, o que nos autoriza a acreditar que vamos ter sucesso nessa iniciativa que estamos construindo”, afirmou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra. “O turismo é um dos setores que pode gerar mais emprego e renda. E a gente pode promover ações sozinhos, mas podemos fazer melhor juntos”, reforçou a diretora técnica Josiana Ferreira.
Os próximos passos do projeto incluem o levantamento para cadastramento dos equipamentos turísticos no Cadastur, o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo e a realização de reuniões mensais itinerantes. “Nós só seremos mais fortes se estivermos todos juntos. Precisamos criar um roteiro integrado para vender a região, porque, primeiro, precisamos que o turista queira visitar Pernambuco. Por isso, essa iniciativa é fundamental. Estamos falando de um setor que quanto mais cresce, mais emprega”, ressaltou o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, que também participou do encontro.