A agricultora Maria José Dias Ramalho, 62, moradora da comunidade Malhada Branca, zona rural de Buíque, no Agreste, um exemplo de disposição e criatividade, diz que agora respira mais aliviada. Presidente e uma das fundadoras da Associação União e Confiança do Sítio Malhada Branca, que conta com 105 associados, ela viu a história da comunidade ser transformada após uma capacitação do Sebrae/PE que ajudou a Associação a participar de concorrências públicas para a venda de seus produtos.
Com a qualificação, a Associação conseguiu fechar um contrato com o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco): a oportunidade vai garantir uma renda certa para Dona Maria José e mais sete famílias que também integram a associação. Na comunidade, foram beneficiados 22 agricultores e agricultoras, através do Programa de Aquisição Alimentos da Agricultura Familiar (PAA): um contrato no valor de R$ 100 mil que tem vigência até 2025.
“É uma coisa muito boa, porque a venda na feira é muito incerta e às vezes você acaba voltando com o produto. Com contrato, é uma venda certa. Você produz com mais ânimo, eleva a nossa autoestima. Como é bom ser agricultora”, comemora. Viúva, Dona Maria José, natural do Cabo de Santo Agostinho, mora há 39 anos na comunidade Malhada Branca. Além de agricultora, é apicultora e artesã. Na sua propriedade, além do mel e doces, ela produz hortaliças como coentro, cebolinha, alface e pimentão. Também cria cabras e galinhas.
Além dela, os demais integrantes de Associação União e Confiança do Sítio Malhada Branca que aderiram ao contrato de venda podem fornecer diversos produtos, como hortaliças, carne de carneiro, de bode ou de boi, bolo, frutas in natura e polpas. “Podemos fornecer praticamente tudo que produzimos, principalmente os produtos de cada época. Entregamos ao IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e eles repassam os produtos para entidades como a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) e o Convento das Irmãs Beneditinas”, detalha a agricultora. “O Sebrae foi muito importante nessa caminhada, além de um curso de associativismo, fiz um curso de líder”, enfatiza.