O Sertão do São Francisco bateu o recorde de exportação de uva e manga em 2023, faturando R$ 490 milhões, revela a Comex Stat, do Governo Federal. Esse crescimento do setor depende de dois fatores relevantes: a boa gestão das equipes e a redução de custos de produção. Fruticultores que desejem aperfeiçoar-se nestas áreas podem se inscrever no Encontro Agro Liderança no Campo e Custos de Produção, que ocorre no dia 6, a partir das 8h, na sede do Senac, na rua Dona Justina Freire, 650, em Petrolina. A programação conta com palestras gratuitas da mentora em carreiras da Rede Humana, Ana Paula Andrade, e do especialista em finanças Felipe Dantas. As inscrições podem ser realizadas neste link.
A atividade é realizada pelo Sebrae em Petrolina, por meio do Programa Agente de Inovação Local Rural (ALI Rural), iniciativa voltada para a inovação da cadeia produtiva agrícola. O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e a Rede Humana apoiam o evento. A analista do Sebrae/PE, Heloísa Nóbrega, explica que os profissionais que atuam na colheita e beneficiamento da fruta têm um papel importante na qualidade do produto. Realizar uma boa gestão dessas equipes é fundamental para que elas sintam-se engajadas e estimuladas na produção.
Já a parte de levantamento de custos auxilia o fruticultor a dimensionar de forma mais assertiva o lucro da produção. Isso implica em evitar desperdício, reduzir gastos com as etapas de produção e potencializar o custo-benefício. “Esse encontro serve para que os produtores possam ter uma visão da sua produção como um negócio, que além de produzir frutos, tem outras áreas importantes que precisam ser aperfeiçoadas para potencializar os lucros”, explica Heloísa Nóbrega.