O Sertão do Araripe lidera a produção de mel no estado de Pernambuco. Para profissionalizar essa cadeia produtiva e alcançar novos mercados, entre os dias 21 e 23 de maio, acontecem, simultaneamente, o 5º Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o 2º Simpósio sobre abelhas do Sertão do Araripe, no auditório do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ouricuri (IF Ouricuri). A programação conta com palestras, rodas de conversa, apresentações de trabalhos científicos, visitas técnicas e feiras agroecológicas. A iniciativa é da Unidade Regional do Sebrae no Sertão do Araripe, em parceria com o campus Ouricuri do IF Sertão.
Uma das palestras aborda o tema “Meliponicultura de forma profissional”, ministrada pela professora doutora Generosa de Souza. Outra atividade aborda “Os desafios da produção de própolis no Semiárido brasileiro”, tendo o professor Edilson dos Santos Silva, da ESS Consultorias e Projetos Agropecuários, como facilitador da ação. Outros temas discutidos serão “Sanidade apícola, problemas além da colmeia” e “Manejo de abelhas africanizadas no bioma caatinga para produção de mel”. Além das atividades formativas, a programação tem exposição de produtos derivados da apicultura dos produtores locais.
O analista do Sebrae/PE Flávio Almeida explica que o evento é importante para fortalecer a cadeia produtiva do mel na região. “Esses encontros servem para ampliar a troca de conhecimento, tornando essa cadeia ainda mais profissional, gerando mais trabalho e renda para a região. Além do impacto econômico, a produção de mel também tem impacto positivo no meio ambiente, já que o apicultor precisa da florada para produzir o mel, ele não desmata”, explica.