Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo em todo o território pernambucano, o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, participou, nesta segunda-feira (20), de uma cerimônia para celebrar a assinatura de dois convênios entre a instituição e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe). Os acordos integram a iniciativa Bora Empreender e têm um investimento total de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
A primeira iniciativa visa atuar de forma mais ampla, promovendo a cultura empreendedora em todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado, por meio do incentivo à formalização de negócios e do fortalecimento das habilidades empreendedoras. Ao todo, a expectativa é oferecer mais de seis mil vagas em capacitações sobre temas como microempreendedorismo, redes sociais, criação de marca e identidade e gerenciamento de negócios.
Já o segundo convênio tem como público-alvo os jovens e as mulheres e pretende capacitar e incentivar 500 potenciais empreendedores a iniciarem seus próprios negócios. Com dez municípios envolvidos, o Agreste Meridional é um dos principais territórios a serem beneficiados com essa ação.
Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, o principal ganho dessas iniciativas é garantir que mais empreendedores tenham acesso à formalização.
Hoje nós damos um passo importante para o desenvolvimento do empreendedorismo e da qualificação profissional em todo estado. O Governo de Pernambuco e o Sebrae tem um caminho e um olhar no mesmo sentido: desenvolver o território a partir do desenvolvimento das pessoas, oferecendo capacitação e cultura empreendedora.
Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.
Os convênios integram o Qualifica PE, programa capitaneado pelo Governo do Estado que irá ofertar mais de 25 mil vagas em cursos de capacitação para a população pernambucana. Além de formações em empreendedorismo, também serão disponibilizados cursos de qualificação profissional em áreas como logística, beleza e construção civil.