Lideranças locais, empresários, representantes de instituições e gestores de municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco participam, nos dias 6 e 7 de junho, no Sesc Guadalupe, localizado na cidade Sirinhaém/PE, do primeiro encontro do projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional). A iniciativa faz parte da estratégia do Sebrae/PE para fortalecer os territórios, por meio da articulação com lideranças locais, que se reúnem periodicamente para discutir mecanismos para alavancar a economia da região. Estarão reunidos representantes das cidades de Escada, Primavera, Amaraji, Ribeirão, Cortês, Gameleira, Água Preta, Palmares, Catende e Xexéu.
O LIDER é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae e aplicada em todo o país. Na Mata Sul pernambucana, o projeto foi lançado oficialmente em março deste ano, mas a sua aplicação começa agora, quando os participantes interagem pela primeira vez.
Serão oito encontros no total, seguidos de quatro fóruns. A ideia é que eles possam mapear as potencialidades do território com base nas particularidades da região. Essas trocas vão culminar na criação de uma agenda de desenvolvimento para o território. O papel das lideranças é assegurar que o documento seja colocado em prática.
Mariah Ximenes, analista do Sebrae/PE.
As 45 lideranças participantes do projeto atuam em áreas como agronegócio, comércio, educação e na liderança comunitária. Nos encontros serão criados grupos de trabalho para discutir ideias que possam fortalecer o território como um todo, além dos limites municipais. Na pauta, estarão temas como motivação, associativismo e desenvolvimento setorial. A previsão é que a agenda de desenvolvimento seja lançada no primeiro semestre de 2025.
“Esse é um programa que consegue aglutinar forças de diferentes lideranças locais, tanto do empresariado e de instituições, quanto do poder público, para descobrir o que pode ser aperfeiçoado ou colocado em ação para melhorar a vida das pessoas que moram nas cidades que fazem parte daquela região. É justamente esta união que fortalece a visão de território. Quando unimos diferentes setores com figuras que têm a visão de desenvolvimento local, as ações que são necessárias para fazer a Mata Sul crescer e encontrar novas potencialidades ficam mais evidentes e conseguem ser realizadas com maior impacto”, destaca Mariah.
Serviço:
O quê: Primeiro Encontro Projeto LIDER Mata Sul.
Quando: 6 e 7 de junho.
Onde: Sesc Guadalupe, Sirinhaém-PE.