Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é um dos municípios mais ricos em diversidade cultural. No entanto, essa peculiaridade nem sempre é reconhecida por turistas e pernambucanos. Uma parceria entre o Sebrae/PE e a prefeitura de Aliança pretende reverter esse cenário e colocar a cidade na rota dos grandes atrativos culturais do estado. Estão previstas diversas ações ao longo do ano para impulsionar o desenvolvimento cultural do município e gerar mais oportunidades para empreendedores locais.
O primeiro passo da estratégia foi a realização de um estudo, que mapeou a realidade cultural de Aliança, com destaque para as manifestações artísticas. Durante um mês, os consultores visitaram grupos culturais de Maracatu Rural, Ciranda, Boi de Terreiro e Cavalo Marinho, para entender suas práticas, desafios e necessidades. Também foram realizadas entrevistas com membros da comunidade a fim de compreender a importância da cultura para essas pessoas e identificar demandas.
O trabalho de diagnóstico contou ainda com uma pesquisa documental com objetivo de entender as políticas públicas existentes e os programas de apoio aos produtores culturais do município, além da análise de dados para o desenvolvimento de propostas de melhoria, dada a realidade local.
Essas atividades permitiram uma compreensão abrangente do cenário cultural de Aliança e vão nos ajudar nas estratégias de desenvolvimento cultural no município. Conseguimos identificar a necessidade de melhorar o financiamento e apoio aos grupos culturais, promover a formação e capacitação dos artistas locais, incentivar a participação da comunidade e explorar novas formas de promoção e divulgação da cultura de Aliança.
Esther Barros, analista do Sebrae/PE.
Com o levantamento concluído, Sebrae e representantes do poder público se reuniram para discutir os próximos passos da parceria. No encontro, foram definidas estratégias que buscam a valorização do Maracatu Rural, principal manifestação cultural da região. Outro encaminhamento é a criação de um símbolo cultural para Aliança, por meio do Sebraetec, com todos os elementos culturais que identificam a cidade.
Ainda está prevista uma ação junto aos artesãos locais para viabilizar o cadastro de produtor cultural junto à Fundarpe, ainda no segundo semestre deste ano. Na reunião também foram iniciadas e conversas para a criação de uma Federação de Maracatus, com sede no município de Aliança.