O Sebrae Pernambuco e a Prefeitura do Recife acabam de lançar o programa Recife Criativo, que tem como objetivo estimular a atividade econômica em bairros periféricos da cidade, fomentando setores estratégicos através da melhoria da gestão dos negócios e reforçando a presença deles na economia criativa local. A primeira etapa é voltada para a gastronomia, com a capacitação de 60 estabelecimentos distribuídos nos bairros de Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta, sendo 20 em cada comunidade. Os estabelecimentos selecionados serão acompanhados durante quatro meses, de agosto a novembro, e no final será criado um roteiro turístico tendo como base a culinária e a cultura desses bairros. Donos e representantes de bares e restaurantes dessas localidades interessados em participar da trilha de capacitação podem se candidatar através deste link. https://forms.gle/fkCE6mLqWPCdZcTN6
O lançamento do programa aconteceu na sede do Sebrae/PE e contou com as presenças do superintendente da instituição, Murilo Guerra, e da secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio. A ação integra um investimento total de aproximadamente R$ 320 mil, firmado por meio de Acordo de Cooperação Técnica da Prefeitura do Recife com o Sebrae, que serão aplicados em diversas iniciativas.
O processo do Recife Criativo é composto por três fases: a primeira vai realizar o diagnóstico amplo com as micro e pequenas empresas, a fim de traçar o perfil empreendedor e o potencial de negócios criativos na área da gastronomia de Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta. Em seguida, haverá a formação desses microempreendedores em temas como gestão, finanças e marketing, por meio do Salto Tecnológico, e no uso de estratégias criativas em negócios de alimentação e bebidas.
As capacitações contarão com oficinas, cursos e mentorias sobre temas como: economia criativa, manipulação de alimentos, gestão de cardápios, comida regional e finalização, finanças e formalização, marketing e vendas, e gestão. No fim do processo, será criado um novo circuito gastronômico para que a rota das periferias seja parte do roteiro turístico da cidade e destino, também, de quem vive no Recife.
Os dados para o diagnóstico serão apurados pelo Sebrae-PE a partir de entrevistas semiestruturadas e relatórios de análise com grupos focais que tenham relação com o bairro, como donos de bares, restaurantes, cafés e lanchonetes; moradores antigos na comunidade; pessoas que pretendem empreender na área gastronômica; e comerciantes de outras áreas que podem ser impactados pelo ambiente de negócios de gastronomia da região, entre outros.
“Esta é uma parceria muito relevante para a cidade do Recife e para o Sebrae, estamos muito felizes. Esse programa valoriza a gastronomia, uma riqueza de Pernambuco e do Recife, que é conhecido por ser o terceiro maior polo gastronômico do Brasil. E a escolha desses bairros foi muito boa porque eles já têm uma iniciação gastronômica e já são conhecidos nessa área, então essa ação só irá fortalecer esse segmento.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE
“O Sebrae é um grande parceiro, a gente tem a mesma perspectiva, e estamos nos unindo para potencializar os negócios. Este projeto que estamos lançando é grandioso, vamos potencializar aqueles negócios que estão em lugares que ainda não são vivos aos olhos de muitos recifenses e dos estrangeiros que visitam a nossa cidade. O Recife Criativo vem para tentar melhorar algo que já é bom, com inovação e tecnologia”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Florêncio.