ASN PE
Compartilhe

ELI Summit: evento em Petrolina destaca como a inovação pode transformar territórios urbanos, rurais e periféricos

Painel apresentou iniciativas no Brasil e na Argentina que transformaram ambientes diversos em celeiros de oportunidades
Por Amanda Claudino
ASN PE
Compartilhe

O terceiro e último dia do ELI Summit em Petrolina foi marcado por uma série de discussões sobre o papel da inovação no desenvolvimento de diferentes territórios. Um dos momentos de destaque foi o painel “Territórios inovadores inclusivos”, que reuniu especialistas para compartilhar experiências de transformação em grandes centros urbanos, áreas rurais e periferias. O debate trouxe exemplos práticos de como a inovação está criando novas oportunidades e transformando comunidades em diversos contextos.

Josep Pique, Presidente Executivo do Parque Científico e Tecnológico da La Salle Technova, abriu o painel com uma apresentação sobre o Buenos Aires Innovation Park, destacando como a cidade argentina está utilizando a inovação para reter talentos e gerar novas oportunidades. “Buenos Aires sempre foi um gerador de talentos, mas, se não houver uma proposta de valor, esses jovens vão embora”, alertou Pique. Ele explicou que a solução encontrada foi criar um distrito de inovação com uma estratégia de governança público-privada, integrando empresas, universidades e o setor público.

Um dos pontos de destaque do parque tecnológico é o 54lab, um laboratório dedicado à aceleração de startups que desenvolvam trabalhos em biotecnologia em áreas como saúde, energia e agronegócio. “É incrível como, em cinco anos, transformaram um espaço que era um clube de tiro em um centro de inovação”, destacou Pique, apontando a importância de criar ambientes colaborativos para a promoção de soluções inovadoras.

No contexto rural, Paulo Dantas, diretor da Agrodan, trouxe a experiência de sua empresa familiar, fundada há 37 anos no sertão de Pernambuco. Hoje, a Agrodan, que atua na produção de mangas, tem a Europa como seu principal mercado, mas pretende expandir sua atuação no mercado interno. Além disso, Dantas destacou o impacto social da empresa na comunidade, com a criação da Escola Prof. Olindina Roriz Dantas, que oferece educação gratuita para mais de 300 crianças da região. “Para o futuro, quero construir uma faculdade na área de Tecnologia da Informação. Meu objetivo é desenvolver a região, porque isso é o que vale a pena na vida”, frisou.

Fechando o painel, Michel Couto, líder de estratégia e fundador da Agência Formô e da Formô Hub, trouxe uma perspectiva sobre a inovação nas periferias urbanas. Couto reforçou o potencial dos bairros periféricos para criar soluções inovadoras e inclusivas, e falou sobre sua experiência dentro do Pacto Alegre, um movimento de articulação social que busca impactar e transformar Porto Alegre. “As periferias urbanas têm um enorme potencial de inovação. No Morro da Cruz, a partir da inspiração de Gramado, criamos o nosso Natal Luz. A ideia é não só atrair turistas, mas também mostrar como a inovação pode transformar as comunidades”, explicou Couto.

Ele enfatizou o poder da inovação social e a importância de envolver as comunidades nesse processo. “Os nossos jovens são o principal ativo. Precisamos criar ambientes de inovação que contagiem as pessoas e as cidades. Abrir as portas para que mais pessoas se conectem e façam parte dessa transformação”, concluiu.