Adriana Maria Costa, 43 anos, trabalhou como manicure durante mais de duas décadas até que precisou abandonar o ofício por causa de problemas de saúde. Ela exerceu outras ocupações depois, como auxiliar administrativa, mas nos últimos tempos vinha pensando em montar um negócio próprio. Movida por esse desejo, nesta terça-feira (22), ela se juntou ao grupo com quase 35 moradores da comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, no Recife, que participou da primeira oficina de co-criação do projeto Sebrae Plural Comunidades, desenvolvido com a proposta de fortalecer o empreendedorismo em áreas de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) da capital pernambucana.
Ao lado de amigas e conhecidos da vizinhança, ela viu a apresentação da iniciativa na biblioteca da comunidade, espaço onde vão acontecer as demais oficinas, capacitações e mentorias individuais da jornada formativa, que está sendo estruturada a partir das vocações econômicas do território. As atividades são oferecidas gratuitamente pelo Sebrae e executadas pelo Instituto Verda.
“Quero ser empreendedora e trabalhar com algo que eu possa realizar em casa. Sei que é preciso ter qualificação em várias áreas. Já vi pessoas abrirem negócios e ‘quebrarem’ porque não sabiam como administrar. Então vim em busca de aprender para fazer alguma coisa para mim. Parada não dá para ficar”, afirmou Adriana.
A futura empreendedora, que pretende investir em cursos de corte e costura e design de sobrancelhas, acompanhou atentamente as explicações de Anna Gordiano, consultora do Sebrae/PE que gerencia o projeto.
Queremos fortalecer o ecossistema de negócios das comunidades e promover transformação social a partir do empreendedorismo. Até dezembro, teremos cerca de dez encontros com os participantes, que passarão por abordagens sobre temas como modelos de negócios, marketing digital, gestão empreendedora e finanças.
Anna Gordiano, consultora do Sebrae/PE
A primeira edição do Sebrae Plural Comunidades acontece de forma simultânea no território de Rosa Selvagem, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e em Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital. A expectativa é que pelo menos 90 empreendedores e potenciais empreendedores das três regiões sejam impactados pela mobilização. A previsão é que as atividades se estendam até dezembro, em tempo de os participantes estarem preparados para atuar com foco nos festejos de fim de ano e Carnaval. A conclusão do projeto será marcada e celebrada com uma intervenção artística em cada comunidade.
ESTREIA
Para moradores de Brasília Teimosa, o ponto inicial do Sebrae Plural Comunidades acontece nesta quinta-feira (24), na sede do Instituto JCPM (Av. República do Líbano, 251, Pina). Já o de Rosa Selvagem será na próxima sexta-feira (25), na Casa Comunitária (Rua Alberto Patroni, 580, Várzea). Nos próximos dois dias, as atividades ocorrerão das 13h às 17h. Residentes nas três ZEIS envolvidas que tenham interesse em participar da iniciativa podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 pelo link www.somosverda.com.br/sebrae.