ASN PE
Compartilhe

Empreendedora pernambucana recebe premiação do MIT Technology Review 

Prêmio foi em reconhecimento à criação do aplicativo Quark, ferramenta que auxilia jovens no desenvolvimento de soft skills 
Por Paula Roberta
ASN PE
Compartilhe

A jovem empreendedora Ana Uriarte recebeu o prêmio “Innovators Under 35 LATAM”, do MIT Technology Review, que, todo ano, premia 35 jovens com propostas inovadoras na América Latina. Com apoio e investimento do Sebrae Pernambuco, ela desenvolveu, com seu sócio, João Tompson, a Quark – uma ferramenta que ajuda os jovens no desenvolvimento das habilidades comportamentais, essenciais no mercado de trabalho.

A ideia começou quando Ana e João ainda cursavam a graduação em Engenharia Civil. Na época, eles perceberam que possuíam uma vasta formação técnica, mas pouco desenvolvimento de suas habilidades comportamentais – o que resultou na dificuldade de entrar no mercado de trabalho.

Percebemos também que isso não era exclusivo do curso de Engenharia Civil, mas uma demanda de todas os níveis de formação: graduação, ensino médio, ensino técnico, todos saíam também com essa deficiência.

Ana Uriarte, sócia-proprietária da Escola Happen e Quark

Ana e João começaram a pensar soluções para auxiliar esses jovens. Então, em 2020, eles criaram a @escolahappen, uma startup que possui a missão de auxiliar na aprendizagem de soft skills, com o objetivo de impulsionar a carreira dos jovens. Eles iniciaram promovendo capacitações para profissionais recém-chegados em empresas, com treinamentos em temas como comunicação e liderança, entre outros. Mas, em pouco tempo, sentiram a necessidade de aumentar esse alcance. “O time da Happen sempre quis ter uma solução escalável, mas a gente não tinha recursos nem time para construir uma solução como essa”, afirma a empreendedora.

A partir disso, em 2021, eles conheceram o edital Open Innovation Labs, promovido pelo Sebrae Pernambuco, que propôs alguns desafios de inovação aberta para iniciativas interessadas. Um dos desafios se tratava de “como mapear e desenvolver habilidades comportamentais no cliente do futuro”, sendo esse cliente definido como jovens entre 15 e 25 anos. Então, a Happen aceitou esse desafio e, após passar por todas as fases do edital, eles ganharam investimento do Sebrae/PE para a criação da plataforma Quark. 

Ana Uriarte destaca a importância do Sebrae Pernambuco no desenvolvimento e visibilidade da ferramenta: “Desenvolver a ideia com o apoio de uma instituição como o Sebrae, que é muito respeitada, nos abriu muitas portas. Foi um incentivo diferencial para nós no começo e queremos manter essa parceria por muito tempo”. Atualmente, o Sebrae/PE é correalizador da solução e tem parte da propriedade intelectual da Quark. 

Agora, ao ganhar o prêmio do MIT Technology Review, surgem novas oportunidades de expansão e visibilidade da plataforma. A desenvolvedora da ferramenta fala da relevância desse prêmio para a região. “Nós sempre falamos bastante da importância de trazer mais olhares para o Nordeste, para mostrar às pessoas que o que estamos criando aqui é forte, potente, relevante”.

Além dela, o analista do Sebrae/PE Danilo Lopez reconhece o diferencial que o prêmio traz para a instituição e para a iniciativa: “Para nós é fundamental conectarmos o aplicativo Quark com o mercado e mostrar como ele tem respaldo e impacto frente ao segmento de educação. Acreditamos que um prêmio desses só fortalece a iniciativa do Sebrae de trabalhar com editais de inovação aberta”, ressalta.

Ainda sobre a premiação, Ana Uriarte reforça o valor desse reconhecimento para o ecossistema, pois isso traz impacto para todos que fazem parte do processo da Quark. “Tem uma frase que gostamos muito, que diz: ‘quando a maré sobe, ela sobe para todo mundo’. Então, eu entendo que trazendo olhares e visibilidade para o que a gente está fazendo aqui em Recife, se torna bom não só para a gente, não só para a Happen, Quark e Sebrae, mas é bom para o ecossistema. E quando é bom para o ecossistema, também é bom para a gente novamente.”

SOBRE A QUARK 

A Quark é uma plataforma que nasceu a partir de um problema global: a falta do desenvolvimento de soft skills na trajetória curricular dos jovens. Só no Brasil, mais de 70% dos jovens não se sentem preparados para enfrentar o mercado de trabalho (Instituto Millenium).

Através da metodologia de aprendizagem contínua, desenvolvida pela Happen, a Quark promove o ensino de soft skills de forma prática e lúdica para seus usuários, tornando esses jovens mais competitivos para os desafios do mercado de trabalho.

Saiba mais em: https://www.plataformaquark.com/