Terra dos caboclinhos, Goiana esteve em festa com a realização do Festival de Economia Criativa Brincantes da Mata Norte no Pátio da Misericórdia, na área central da cidade. Realizado pelo Sebrae/PE e pelo Sesc, com apoio da Prefeitura, o evento chegou à quarta edição valorizando a riqueza da cultura popular dessa região do estado.
A programação gratuita incluiu a promoção de oficinas, shows, exposições, ações de saúde e bem-estar, espaço gastronômico, visitação histórica e incentivo ao empreendedorismo. Um dos destaques foi justamente a Feira Giro Criativo, do Sebrae/PE. O espaço reuniu 20 expositores de variados produtos, de peças de vestuário e acessórios a itens em couro e artigos de jardinagem, entre outros.
Entre os expositores, estiveram o casal de artesãos Zezé e Roberto Soares, da Vest Couro. Eles apresentaram ao público do evento as peças artesanais em couro legítimo que produzem em Timbaúba. As mercadorias chamam atenção pela beleza, diversidade e qualidade do acabamento, especialmente as sandálias, que ganharam um atrativo a mais a partir de 2018, quando passaram a compor o figurino de novelas bíblicas da Record TV. Roberto estima que, desde então, a emissora já tenha adquirido mais de três mil pares desse tipo de calçado.
Com 33 anos de experiência no trabalho em couro, ele acredita no sucesso da feira para fazer bons negócios. “Para os artesãos, é importante comercializar seus produtos também fora da cidade onde moram para estimular as vendas. Por isso, também expomos em feiras e exposições de municípios e estados vizinhos”, aponta, antecipando a intenção de levar a Vest Couro para a Fenearte 2025, que acontece no segundo semestre do ano, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.
Ao longo do Festival em Goiana, o Sebrae/PE também contou com um estande montado numa área estratégica do Pátio da Misericórdia, onde foram oferecidas diversas atividades. Na última sexta (25), por exemplo, foi possível participar de uma oficina gratuita sobre gestão de finanças para pequenos empreendedores. Ainda, ocorreram atendimentos empresariais por demanda espontânea.
Até o domingo (27), o Festival seguiu com o Cena Gastrô, reunindo 12 food trucks com opções alimentícias para todos os gostos.
Os empreendedores participantes dessa iniciativa receberam consultoria profissional do Sebrae/PE para qualificação de seus negócios. Eles fizeram uma primeira capacitação com o Instituto César Santos, há alguns meses, e concluíram uma segunda etapa do processo pouco antes do Festival.
Esther Barros, analista do Sebrae/PE
O Pátio da Misericórdia foi o principal polo do Brincantes da Mata Norte, mas cinco outros espaços da cultura popular de Goiana foram incluídos no circuito: a sede das Pretinhas de Congo de Goiana, Ateliê Mestre Zé do Carmo, Galeria Sesc, sede do Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana e a sede do Caboclinho Canidé de Goiana. O itinerário guiado tem duração de três horas e a organização do evento ofereceu transporte gratuito para os interessados em conhecerem o roteiro.
HOMENAGEM
A quarta edição do Festival de Cultura Criativa Brincantes da Zona da Mata homenageou os patrimônios vivos da cultura popular da região. São eles: Caboclinhos Sete Flexas, Pretinhas de Congo, Caboclinhos Canidé, Tribo de Índios Tabajaras, Caboclinhos Cahetés e o Mestre Zé do Carmo.