ASN PE
Compartilhe

Inovação, arte, educação, tecnologia e sustentabilidade: Sebrae na Rua antecipa tendências durante REC’n’Play

No maior festival de tecnologia e inovação do país, Sebrae na Rua promove mais de 20 atividades sobre futuro, empreendedorismo e conexão com o Recife   
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

Considerado o maior festival gratuito de tecnologia e inovação do país, o REC’n’Play volta a movimentar o Bairro do Recife entre os próximos dias 6 e 9 de novembro. A expectativa é que a edição 2024 supere alguns dos números grandiosos que já fazem parte da história da iniciativa, como a circulação de quase 60 mil pessoas no ano passado e as centenas de atividades da programação estruturada pelos realizadores do evento – Sebrae/PE, Porto Digital e Ampla Comunicação.

Além de participar ativamente da construção REC’n’Play, o Sebrae/PE se destaca por oferecer uma programação exclusiva que antecipa tendências e oferece dinâmicas adicionais nos quatro dias do “Carnaval do Conhecimento”.  O estande da entidade no festival, batizado de “Sebrae na Rua – Transformando Futuros”, estará instalado na Avenida Rio Branco e sediará cerca de 20 ações como palestras, oficinas, painéis, bate-papos e mesas-redondas com temas nas áreas de tecnologia, inovação, futurismo, sustentabilidade, educação empreendedora, arte e oportunidades de negócios, entre outros. Nomes como Yane Marques, Alice Pataxó e Ítalo Sena estão entre os confirmados na programação do espaço. 

Para oferecer uma experiência ainda mais imersiva e marcante para o público em 2024, o espaço do Sebrae/PE aplicará um conceito inovador, numa proposta que mistura arte, tecnologia e sustentabilidade. Segundo o analista do Sebrae/PE, Thiago Vieira, o ambiente ganha cenografia especial dialogando com o tema desta edição do festival: “O futuro nos conecta”.

O Sebrae na Rua traz temas como inovação, tecnologia, carreira e, claro, empreendedorismo. O intuito é falarmos de tendências e refletir qual o futuro que podemos construir a partir do agora. A temática do nosso espaço resgata o mangue como um nascedouro e também um passado ancestral, que utilizamos para tomar como base nessas reflexões. 

Thiago Vieira, analista do Sebrae/PE

TECH 

Com inspiração no “manguezal do futuro”, o Sebrae na Rua vai ter como novidade uma atração que tem tudo para virar mascote do espaço no festival: Chico, o caranguejo tecnológico, uma escultura interativa criada pela startup Artec a partir dos mais variados tipos de resíduos. O crustáceo eletrônico de tamanho gigante foi projetado para reagir à presença de quem se aproxima e interagir com o público – tudo por meio de uma tecnologia desenvolvida por alunos e professores do Senac Pernambuco. Ele poderá ser visitado no local durante todo o evento. Os óculos de realidade virtual, que oferecem uma experiência imersiva com conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo, também fazem parte dos atrativos do espaço do Sebrae na Rua.

A entidade também marca presença na Arena IA, espaço estreante nesta edição dedicado a popularizar e desmistificar a inteligência artificial para o grande público. A exposição com diversas instalações interativas acontece durante o festival, sempre das 10h às 19h, na Escola Técnica Estadual do Porto Digital – localizada na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Mariz e Barros. Entre múltiplas dinâmicas, quem passar pelo local terá a chance de conhecer LIS (Learning Intelligent System), a IA desenvolvida pelo Sebrae que personifica e se identifica como uma analista de negócios da instituição. A identidade corporativa facilita a aproximação com os usuários do serviço, que poderão esclarecer dúvidas dentro do contexto Sebrae, sobre administração, tecnologia e mais.

EMPREENDEDORISMO

O Sebrae/PE tem participação especial na Arena de Negócios, com programação dedicada à geração de conexões entre mais de uma centena de startups com corporações, investidores e parceiros do ecossistema de inovação de todo o Brasil. Uma das atrações desse espaço é o Roadshow Fast Motion, iniciativa realizada com o Porto Digital que irá apresentar até 30 startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores nacionais em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Promovemos essa ação por entendermos que essa é uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o ecossistema de inovação. O papel do Sebrae também envolve apoiar os negócios inovadores que possam gerar impactos positivos para o nosso estado.

Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE

A Arena de Negócios funcionará no Museu Cais do Sertão (Armazém 10 – Avenida Alfredo Lisboa, s/n).

PROGRAMAÇÃO 

Nos quatro dias do evento, cerca de 30 experts em diversas áreas vão compartilhar insights e conteúdos de interesse com os mais diversos perfis de visitantes do Sebrae na Rua. Entre eles estarão a influencer digital e ativista indígena Alice Pataxó, única brasileira na lista BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2022; Mayris Nascimento, fundadora da startup Nosso Mangue, especializada em recuperação e conservação de manguezais; e a medalhista olímpica Yane Marques, primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O espaço também vai promover encontros com Fagner Borges, especialista em marketing digital e fundador da Praia Digital e do Movimento Freesider; Felipe Machado, consultor e gerente de projetos com interatividade, cultura digital e inovação; e a pesquisadora Béa Alcântara, fundadora do Sinais do Amanhã e líder de Futuros no laboratório global e independente de inovação Echos.

O roteiro de conteúdos ainda abrirá espaço para dinâmicas com influenciadores digitais, como o humorista pernambucano Ítalo Sena, que já supera a marca de cinco milhões de fãs nas redes sociais. A lista segue com Camila Andrade, do instagram Pernambucanos por Aí, acompanhada por 380 mil pessoas interessadas nas dicas de turismo e gastronomia pelo Nordeste; e o chef de cozinha Bruno Manoel, ganhador de um reality culinário televisivo, atualmente com mais de 600 mil seguidores no instagram Preto na Cozinha.

Além de todas essas atividades macro, o Sebrae/PE vai promover dezenas de atividades em diversos espaços do evento. As dinâmicas serão voltadas para públicos variados e acontecem ao longo dos quatro dias do festival.

MOBILIZAÇÃO 

Para ampliar o alcance e fortalecer a presença de mais públicos e a transmissão de conhecimentos durante o festival, o Sebrae/PE organizou diversas caravanas para levar participantes de todo o estado para o REC’n’Play 2024. Estão confirmados grupos desde os Sertões até a Zona da Mata, garantindo a participação de pelo menos 200 estudantes, professores e empreendedores de várias regiões de desenvolvimento de Pernambuco.

CARNAVAL DO CONHECIMENTO 

A sexta edição do REC’n’Play acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, ocupando ruas e prédios do Bairro do Recife, área central e histórica da capital pernambucana. Durante os quatro dias, o festival vai promover uma extensa programação gratuita reunindo mais de 600 atividades e uma quantidade superior a 1,5 mil horas de atividades entre palestras, workshops, debates, oficinas, exposições, arenas temáticas e shows. A programação completa pode ser conferida no recnplay.pe.

Nesta edição, as atividades estarão divididas nos eixos temáticos Cidades e Sociedade, Economia Criativa, Negócios e Tecnologia. Para ter acesso a elas é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser conseguido gratuitamente pelo site recnplay.pe ou pelo app REC’n’Play 2024. A inscrição é válida para toda a programação e pode ser feita até o último dia do evento.