ASN PE
Compartilhe

Sebrae e Amupe reforçam parceria para o desenvolvimento territorial em Pernambuco

Instituições articulam novos projetos para fortalecer a gestão municipal e promover o empreendedorismo nas cidades
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

O superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, recebeu, na última terça-feira (5), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e membros da equipe técnica da entidade para discutir a ampliação da parceria estratégica entre as duas instituições. Durante o encontro, realizado na sede do Sebrae, no Recife, foram debatidos novos projetos voltados para o desenvolvimento dos territórios e o fortalecimento da gestão municipal no estado.

A parceria entre Sebrae e Amupe já é consolidada e busca fortalecer o empreendedorismo e a economia dos municípios do estado. Em conjunto, as instituições trabalham em várias frentes essenciais, como incentivo a compras públicas e compras de inovação, implementação de leis municipais de inovação, expansão dos serviços de inspeção municipal, captação de recursos e fortalecimento de serviços consorciados que permitam aos municípios otimizar recursos e resultados.

Murilo Guerra destacou a importância da parceria e ressaltou os planos para intensificar as ações em 2025, com foco especial no fortalecimento dos consórcios públicos e em programas que já demonstraram êxito, como o Desenvolve PE, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento econômico local. “Essa parceria é estratégica e importante para o Sebrae, e a tendência é fortalecê-la ainda mais. São inúmeras ações desenvolvidas, e a partir de 2025 teremos um olhar especial para os consórcios públicos e para iniciativas de sucesso já em vigor, como o Desenvolve PE, que é uma ferramenta crucial para o crescimento econômico das regiões”, afirmou Guerra.

A colaboração entre Sebrae e Amupe não apenas fortalece a economia local através do empreendedorismo, mas também fomenta a inovação e a implementação de políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos. Por meio da melhoria do ambiente de negócios, os municípios ganham autonomia e recursos para se desenvolverem de forma sustentável.