A Arena de Negócios do REC’n’Play abriu espaço na última sexta-feira (08) para discutir o futuro do varejo e as novas fronteiras para os supermercados. A mesa redonda no Palco São Francisco, no Museu Cais do Sertão, foi mediada por Josiana Ferreira, diretora técnica do Sebrae/PE, e teve como convidados Álvaro Gazolla, sócio-fundador e diretor da Vida Veg, empresa mineira de produtos plant based; André Fachetti, CEO do hortifruti carioca Ortális; e Gabriel Santos, diretor da pernambucana Hortifrios.
Experiência do cliente, estratégias omnichannel, mudanças nos empreendimentos no pós-pandemia de Covid-19, Lei Geral de Proteção de Dados e até delivery com uso de drones foram alguns dos assuntos abordados durante a dinâmica, temas trazidos tanto pelos especialistas como pelo público. Também ganharam atenção especial tópicos como modelo figital, inovação, facilidades tecnológicas e ressignificação das lojas físicas.
Josiana Ferreira questionou os convidados sobre inteligência artificial e o uso de dados na tomada de decisões no cotidiano do varejo. André Fachetti lembrou que já se fala em algoritmos desde os anos 1960 e comentou que o uso desta tecnologia não deve causar receio. “A IA generativa aprende com outras grandezas, mas todo o trabalho e formato dessas informações é resultado da inteligência humana. Os dados estão à disposição e se usarmos as perguntas certas teremos as respostas que queremos”, disse o CEO da Ortális. O gestor pontuou que outro aliado para os pequenos negócios nessa área é o maior acesso às soluções tecnológicas, antes caras, como o controle de tráfego, e hoje trazendo bons resultados para empresas de vários portes.
De olho no futuro do consumo, Álvaro Gazolla, da Vida Veg, salientou a importância de os empreendedores estarem atentos para as oportunidades trazidas pelas mudanças nos hábitos de consumo, especialmente as trazidas pela adoção de comportamentos mais saudáveis. Ele ainda destacou como o empresariado pode repensar o dia a dia das lojas físicas para aumentar a retenção dos fregueses. “É preciso investir na experiência do cliente. Ir ao varejo fazer compras é algo prazeroso, divertido, mas pegar fila para pagar é chato, assim como a dificuldade de encontrar os produtos. Entre as possibilidades para resolver situações como essas estão a instalação de self-checkout e até escolher os itens e deixar no caixa e o supermercado ficar responsável por passar as compras e entregar no domicílio”, exemplificou.
O diretor da Hortifrios, Gabriel Santos, ressaltou que os consumidores querem fazer aquisições com propósito. “É necessário oferecer uma experiência personalizada, lembrando do regionalismo, entendendo o cliente, já que ele é quem decide a compra. As novas gerações são muito pelo imediatismo e querem tudo para ontem. Então o varejo tradicional tem de aprender como ter essa velocidade de contato com elas. Deixar de ser engessado e compreender que precisa sempre se reinventar como lojista e como espaço”, completou.
Josiana Ferreira avaliou a realização da mesa redonda sobre o futuro do varejo. “Tivemos um painel super rico, com discussões importantes e enriquecedoras, de muito aprendizado para todos os envolvidos. E continuem vivendo o REC’n’Play, que ainda tem muito conteúdo excelente e gratuito até o fim do festival”, arrematou a diretora Técnica do Sebrae/PE. A entidade realizou o evento ao lado do Porto Digital e da Ampla Comunicação.