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Painel com influenciadores aponta as melhores práticas para lucrar com conteúdo digital

No REC’n’Play, influenciadores discutem como transformar hobbies em negócios nas redes sociais, compartilham estratégias de engajamento e destacam o papel de parcerias com marcas
Por Isabel Ribeiro
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Já foi o tempo em que a geração de novos negócios partia de áreas tradicionais da economia, como a venda de produtos ou a prestação de serviços. Atualmente, a exposição do cotidiano ou de estilos de vida diferenciados, experiências gastronômicas, roteiros de viagens e o compartilhamento de dicas dos mais diversos temas se transformaram em oportunidades para pessoas que descobriram nas redes sociais uma nova fonte de renda. O assunto foi abordado no painel “Economia dos criadores: conteúdos que geram negócios”, realizado na sexta-feira (08), dentro da programação do espaço Sebrae na Rua, no REC’n’Play.

Na ocasião, Bruno Manoel, do perfil @preto_na_cozinha; Camila Andrade e Ciel, casal à frente do @pernambucanosporai; e Katy Gangana, que empresta seu nome ao perfil que mantém no Instagram, narraram suas descobertas enquanto influenciadores e como pode ser lucrativo transformar o que antes eram apenas hobbies ou experiências pessoais em conteúdo para milhares de seguidores.

Bruno Manoel trabalhava como representante de medicamentos, mas o gosto e a vocação para a gastronomia o transformaram em um empreendedor digital. Das receitas feitas em casa para amigos e família à capacidade de impactar cerca de 800 mil pessoas através do dos seus perfis no Instagram e no TikTok, ele participou e venceu reality de culinária na TV, foi entrevistado por Ana Maria Braga e se tornou chef pela escola de gastronomia Le Cordon Bleu Brasil escola de gastronomia. Como influenciador focado em receitas diferenciadas da culinária pernambucana, Bruno consegue lucrar com suas postagens nas redes sociais, a partir de ferramentas como monetização em visualizações de vídeos e contratos publicitários com marcas afins ao perfil.

Para gerenciar o @preto_na_cozinha como novo negócio, ele já conta com uma equipe de contador, assistente administrativo e assessoria jurídica.

A gente precisa entender que o influencer passa a ser uma empresa e precisa se formalizar. Uma das ações principais nesse caminho de formalização é o registro da marca. Preto na Cozinha agora é minha, pelo menos, nos próximos dez anos. Já teve até restaurante que precisou mudar o nome porque eu já estava com a minha marca registrada.

Bruno Manoel, dono do perfil Preto na Cozinha

O casal Camila e Ciel, ela da área de marketing e ele de administração, transformaram o amor por Pernambuco e o prazer em viajar em um negócio que hoje é a principal fonte de renda da família. Quando começaram a postar nas redes sociais as viagens que faziam, o foco era mostrar aos amigos e alguns seguidores dicas de lugares baratos para fazer turismo, sempre com muito bom humor e naturalidade. Com a ampliação no foco do conteúdo, mostrando as belezas do interior e outras opções de roteiro que ultrapassaram as fronteiras do estado, o casal mudou o perfil para @pernambucanosporai e conquistou ainda mais seguidores. As mudanças realizadas e o engajamento, cada vez maior, no perfil chamaram a atenção de marcas e empresas que se interessaram pelo conteúdo produzido pela dupla, convidando Camila e Ciel não só para visitar e apresentar os empreendimentos nos seus perfis do Instagram e TikTok, mas também serem remunerados para produzirem conteúdos exclusivos para as marcas, como UGC Creators.

“Estamos sempre atentos ao nosso público. Tanto para ouvir suas opiniões e críticas quanto para não deixá-los sem respostas. É isto que ajuda muito a manter a audiência e o engajamento dos nossos seguidores”, explica Camila. O engajamento é uma das principais métricas para tornar a rede social um negócio viável e lucrativo para os influenciadores e o casal Camila e Ciel aprendeu na prática a continuar a fazer o que gostam, como viajar, mantendo a conexão com os seguidores e faturando com um conteúdo atrativo e autêntico.

O dom da comunicação e a experiência como jornalista podem até serem alguns dos atrativos que fizeram Katy Gangana despontar no cenário digital, mas o tipo de conteúdo que a influenciadora apresenta no seu perfil do Instagram, reunindo 81 mil seguidores, é o que desperta o maior interesse do seu público e das marcas que hoje a contratam para divulgar seus produtos através do @katygangana. O interesse por moda e a habilidade em montar looks se transformou em um negócio quando a jornalista resolveu postar as dicas e sugestões, que antes compartilhava apenas com amigas na internet.
Acompanhando as tendências da web e o tamanho que as redes sociais foram ganhando em audiência, Katy virou influenciadora e percebeu que podia trazer para o seu perfil no Instagram mais do que sugestões de combinações e provadores, ampliando seu conteúdo e compartilhando experiências do seu dia a dia, como opções de lazer, compras, saúde e beleza.

“Eu acredito que é importante compartilhar conteúdo de produtos e serviços que você consome e acredita. No meu perfil, eu também trago um pouco da minha vida pessoal e das experiências que sei que o pessoal gostaria de ter também, como um cartão que dá desconto nos cinemas, que descobri indo assistir a um filme, postei de forma orgânica e viralizou. Assim, percebi que trazer um pouco do nosso dia a dia e das descobertas positivas, de forma equilibrada, engaja bastante com os seguidores”, explica a influenciadora.