ASN PE
Compartilhe

Caminhos Sustentáveis: Sebrae promove evento sobre ESG e mobilidade no Recife 

Com palestras, painéis temáticos e rodada de negócios, iniciativa reuniu especialistas e empresas para debater inovação e práticas sustentáveis no mercado 
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

O Sebrae/PE reforçou seu compromisso com as boas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança ao realizar o evento Caminhos Sustentáveis – ESG e Mobilidade – com programação nos dias 18 e 19 de novembro, na sede da entidade, no Recife. A programação contou com palestras, painéis temáticos, exposição de veículos elétricos e híbridos, além de uma rodada de negócios com cerca de 50 empresas, incluindo a Bunge e a Stellantis, destacando a importância da agenda ESG para o futuro dos negócios e do meio ambiente.

Acompanhada pela superintendente em exercício Deborah Guerra, a diretora técnica da instituição, Josiana Ferreira, fez a fala de abertura do encontro.

Este é o maior evento sobre ESG, inovação e negócios sustentáveis já promovido pelo Sebrae/PE. Mas como signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), ele vai ser seguido por muitos outros eventos com a temática. Além de disseminar informações, queremos fazer com que elas sejam colocadas em prática nas empresas. Também pretendemos com esse evento que os participantes façam contatos e muitos negócios.

Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE

Pela manhã, a solenidade contou com a palestra de Claudia Buzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, sobre o papel da liderança na pauta ESG. Ela enfatizou que a sigla não é apenas mais uma modinha ou nomenclatura, mas algo que vem se modificando para adequação às mudanças do tempo, assim como da sociedade, e que pode garantir a sobrevivência dos negócios. Claudia afirmou que o mundo passa por grandes desafios, as pessoas gostando ou não deles, como é o caso das mudanças climáticas. “A ciência comprova isso. E é preciso confiar sempre na ciência, não apenas quando ela aponta coisas positivas, que nos agradam. Elas vieram para ficar e teremos que nos adaptar. Calor e frio já estão impactando o cotidiano, como na produção agrícola. Precisamos de fato virar protagonistas nesse processo. Ter responsabilidades e adotar uma agenda ESG que faça sentido e esteja no nosso dia a dia”, comentou.

Na primeira parte do dia ainda aconteceram discussões sobre parcerias estratégicas para implementação das práticas nas cadeias produtivas sustentáveis, economia circular como oportunidade de negócios e estratégias de ESG para desenvolvimento regional sustentável. As discussões reuniram nomes como Augusto Cruz, sócio da AC Sustentabilidade & Governança; Carlos Eduardo Santiago, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional; Adalberto Souza, diretor da D&A Consultoria; Gabriel Mendes, head de ESG do Complexo de Suape; Ricardo Arruda, analista do Sebrae/PE; e Brena Castelo Branco e Pedro Holanda Neves, diretores da Adepe. Também participaram da grade Arthur Andrade Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco; Bruna Albuquerque, presidente da Manifesto Ambiental; e Daniel Pernambucano de Mello, CEO da VerdiEra Sustentabilidade.

No período da tarde a programação trouxe especialistas como João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul; Sacha Santos, embaixador da Parvi BYD; Helena Bertho, diretora global de Diversidade e Inclusão do Nubank; a escritora e jornalista especializada em ESG Giuliana Morrone; e Francisco Cunha, sócio fundador da TGI Consultoria. A pauta abordou questões como mobilidade para o futuro e descarbonização; diversidade, equidade e inclusão como motor de criatividade e geração de ideias inovadoras; governança corporativa e mitos e verdades na era ESG; e finanças sustentáveis e oportunidades de crédito verde.

Na terça-feira (19), a programação teve como destaques a rodada de negócios para fomentar e criar oportunidades de parcerias. Cerca de 50 empresas participaram da dinâmica, entre elas, as gigantes Stellantis e Bunge. o dia também contou com momentos de networking, pitchs e palestras sobre marketing e ESG na prática com Augusto Cruz, sócio da AC Sustentabilidade & Governança, e Antônia de Fátima Soares, especialista em Estratégia de Marketing.

EXPOSIÇÃO

O evento Caminhos Sustentáveis – ESG e Mobilidade incluiu ainda uma exposição de veículos elétricos e híbridos de marcas como Volvo, Jaguar, Land Rover, Mercedes-Benz, Fiat, Audi, Toyota, BYD e Jeep, entre outras. Todos os veículos são recém-chegados ao mercado e apresentam tecnologias compatíveis com as práticas ESG.

NEUTRO

Além da programação antecipando tendências e reunindo especialistas de renome, o Caminhos Sustentáveis – ESG e Mobilidade se sobressai por ser um evento carbono neutro. Graças a uma parceria com a marca mundial em energia renovável Raízen Power, toda a pegada ambiental da iniciativa terá emissões compensadas com créditos de carbono certificados – desde o consumo de energia até os deslocamentos dos participantes.