ASN PE
Compartilhe

Maratona de inovação promovida pelo Sebrae leva criatividade e sustentabilidade ao Sertão 

Participantes da InfoHack apresentaram soluções tecnológicas e sustentáveis para desafios de empresas da região
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Criatividade, sustentabilidade, tecnologia e inovação foram ingredientes do InfoHack, hackathon promovido pelo Sebrae Pernambuco nos dias 22 e 23 de novembro, na Facape, em Petrolina, Sertão do estado. O evento reuniu estudantes, empreendedores e aspirantes a negócios na área de tecnologia e inovação. Integrando a programação do XXIV Encontro Acadêmico de Informática (E-Info), o desafio foi o fomento a ideias criativas e a transformação de soluções em negócios viáveis com impacto sustentável. Além de estimular o uso de tecnologia para solucionar problemas locais, o evento destacou o potencial do Vale do São Francisco como um polo emergente de inovação.

Durante o hackathon, os participantes foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para empresas da região, baseando-se nos conceitos de economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Essa é uma oportunidade de inspirar, inovar e transformar ideias em negócios focados em sanar demandas reais da sociedade. Os participantes conheceram os gargalos apresentados por empresas reais e buscam soluções que aliem inovação e sustentabilidade.

Kátia Sousa, analista do Sebrae/PE.

Com 18 horas de atividades, o InfoHack contou com workshops e mentorias que guiaram os participantes no desenvolvimento de modelos de negócios. Além disso, grupos foram formados para propor soluções práticas aos desafios apresentados por empresas da região. O objetivo foi criar um ambiente de troca e conexão entre empreendedores e negócios de maior porte, com potencial para gerar futuras parcerias.

“O InfoHack não é apenas uma competição, mas uma oportunidade para que os participantes ampliem seus conhecimentos, pratiquem a ideação e criem redes de contato que podem ser fundamentais para o futuro. A conexão entre inovação e sustentabilidade é o foco principal”, explica Kátia.