Uma avaliação do Sebrae mostrou que 97% dos microempreendedores individuais que participaram do Inova MEI apresentaram aumento no indicador de maturidade de gestão da empresa. O programa – uma trilha de formação oferecida pelo Sebrae/PE que tem como objetivo melhorar a gestão empreendedora através da inovação – formou a sua segunda turma em novembro, com a participação de 20 integrantes. A turma inicial foi formada no primeiro semestre deste ano.
Nas duas turmas realizadas em 2024 tivemos um total de 34 MEIs concluintes, dos quais 33 conseguiram evoluir o índice de gestão e apresentaram comprovações de inovações incrementais, o que demonstra que 97% dos clientes conseguiram evoluir sua maturidade de gestão.
Chasnor Torres, analista do Sebrae/PE
A segunda turma teve como tema “Desmistificando a inovação e fortalecendo o pequeno negócio”. Durante três meses, os integrantes passaram por 33 horas de capacitações coletivas com aulas nas áreas de finanças, marketing digital, vendas e atendimento, e mentoria com um consultor especialista em inovação. Junto com os empreendedores, o consultor traçou um plano para colocar em prática nos negócios o conhecimento adquirido na qualificação.
A empresária Juliana Tabosa foi uma das participantes da segunda turma do programa. “Foi uma trilha extremamente proveitosa, e as ferramentas que foram apresentadas são fundamentais no dia a dia para o nosso crescimento e desenvolvimento do negócio. Foi uma ação fundamental para a concretização de tudo que a gente pensa quando começa a empreender”, destacou.
“Esse programa do Sebrae foi muito importante. Eu vivia perdido no meu negócio e dentro de 90 dias multipliquei o meu movimento. Antes, eu atendia 8 clientes por dia, agora são 16, ou seja, dobrei o número de clientes com a implantação de novas ferramentas”, completou o empreendedor Roberto Silva.
O Inova MEI tem como público-alvo MEIs com maior grau de maturidade e com potencial de crescimento para se tornarem microempresas no futuro. Para participar, as empresas passam por um diagnóstico inicial para avaliar a maturidade de gestão. Ao final, é feito um novo diagnóstico e um indicador de produtividade, visando identificar os avanços e inovações implementadas.
DEMANDA
O Inova MEI surgiu na Gerência Regional do Sebrae no Agreste Central e Setentrional, localizada em Caruaru, a partir de uma demanda observada no atendimento ao cliente com foco nos Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 92% do público. Embora o Sebrae ofereça palestras e oficinas ao longo do ano, muitos clientes precisavam de projetos mais estruturados. Para isso, foi desenvolvida a trilha de capacitação, com foco nas temáticas de finanças, marketing pessoal, vendas e atendimento.