Quem nunca desejou aquele docinho pós-almoço? E no verão, se a sobremesa for gelada e saborosa, melhor ainda! Essa vontade irresistível de degustar delícias açucaradas refrescantes tem feito muitos empreendedores lucrarem bastante, seja qual for a estação do ano. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, onde os termômetros batem facilmente a casa dos 40º, o negócio que faz sucesso é a “Dindin’s Gourmet PNZ”, empresa tocada pela empresária Julie Moura Fé.
A ideia de vender dindin, que em outras regiões é conhecido como sacolé ou dudu, veio durante a faculdade. Julie decidiu investir em uma versão gourmet de uma sobremesa comum na região.
“Comecei em 2016, durante o curso de psicologia. Sempre tive vontade de ser independente e vi na produção de dindin uma oportunidade. A versão gourmet do doce estava surgindo no Brasil, e Petrolina ainda não tinha esse tipo de produto. Meus primeiros clientes foram meus pais e amigos. Não previa o sucesso do negócio, mas o produto foi caindo no gosto das pessoas.
Julie Moura Fé, proprietária da Dindin’s Gourmet PNZ
A empresária conta que inicialmente não pensava em trabalhar com dindin, mas a pandemia da Covid-19 fez ela repensar suas escolhas. Da venda restrita a pequenos grupos, Julie passou a aumentar a produção para dar conta da demanda externa e estudar estratégias de divulgação e delivery. Iniciou uma sociedade com o marido e anos depois a Dindin’s Gourmet PNZ ganhou a sua primeira loja física, localizada próximo à orla de Petrolina.
“Atuamos em três frentes: na loja, onde as pessoas podem consumir o produto em um espaço confortável; no site, onde recebemos pedidos e os clientes recebem em casa; e também começamos a disponibilizar carrinhos de picolé personalizados para ter os nossos dindins em eventos”, explica Julie. A empreendedora também oferece combos, com descontos para quem adquire mais de uma unidade.
A empresa trabalha com 14 variedades de sabores, como cheesecake de frutas vermelhas, chocolate branco, torta de limão, avelã, caramelo, Nesquik e mousse de maracujá. No entanto, o queridinho dos clientes é o de Ninho com Nutella, campeão de vendas. “Meu maior desafio no começo era mostrar ao público o valor do produto, pois muitos ainda viam como um simples dindin, e não como uma sobremesa diferenciada. Foi tudo muito novo e eu precisei estudar e me capacitar, até porque não existiam outros empreendedores na área”, ressalta.
A divulgação nas redes sociais foi fundamental para o crescimento do negócio. Apenas no Instagram são mais de 25 mil seguidores. As publicações diárias no principal canal digital da empresa destacam não apenas os dindins e as promoções, mas também todo o processo de produção da delícia refrescante, os bastidores da fábrica, seus colaboradores, e trechos da rotina de trabalho de Julie e o marido. “Desde o início eu pensei em ter uma marca que fosse diferente, que as pessoas só encontrassem aquilo na minha marca, desde sabor e textura até embalagem e a garantia desse cuidado com o que é oferecido”.
Apesar de estamos no verão, os dias de chuvas intensas do período no Sertão são mais desafiadores, mas, de acordo com a empreendedora, as vendas se mantêm firmes durante todo o ano. O sucesso impulsiona a Dindin’s Gourmet PNZ a dar passos mais largos, como a compra de novos equipamentos e a contratação de novos funcionários — atualmente são 10 colaboradores. “Nosso maior sonho agora é virar a primeira franquia de dindin gourmet do país e levar nosso produto para vários lugares do Brasil”, conclui Julie.