O segundo dia da 8ª edição do Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) foi especial para representantes de nove Salas do Empreendedor espalhadas pelo estado. Essas unidades receberam o Selo Diamante de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae Nacional como reconhecimento ao esforço e à dedicação de gestores e agentes de desenvolvimento no apoio aos pequenos negócios dos seus municípios. A solenidade de entrega ocorreu na terça-feira (29), com a presença de prefeitos, secretários municipais e diretores do Sebrae Pernambuco.
Foram premiadas as salas dos municípios de Bom Jardim, Floresta, Goiana, Gravatá, Serra Talhada, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Recife (Compaz e Prefeitura do Recife). O selo Diamante é concedido às unidades que atendem a todos os critérios de excelência definidos durante o processo de avaliação.
Em todo o Brasil, 2,5 mil Salas do Empreendedor participaram da seleção, mas apenas 105 foram agraciadas com a certificação máxima. Em Pernambuco, 106 salas se inscreveram: 46 foram certificadas e, destas, nove conquistaram o Selo Diamante. No ranking regional, o estado ficou atrás apenas do Ceará, com 30 selos da categoria.
Muito mais do que atender negócios, a Sala do Empreendedor atende pessoas e ajuda a realizar sonhos, transformando vidas e fortalecendo os territórios. Essa é a nossa missão — mas é um trabalho conjunto, que depende do engajamento das prefeituras e lideranças locais.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.
Criadas em 2022 por meio de parcerias com o poder público, as Salas do Empreendedor têm um papel estratégico nos municípios. Seu objetivo é oferecer soluções que simplificam o ambiente de negócios, por meio da oferta de serviços gratuitos voltados a micro e pequenos empreendedores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, Elyzandro Nogueira, avaliou positivamente o resultado conquistado. “Esse reconhecimento é muito significativo, pois coroa um ciclo de trabalho. Vínhamos conquistando o Selo Ouro nos últimos anos e, agora, chegamos ao grau máximo de excelência, com reconhecimento nacional. A Sala é uma bússola para quem está começando e para quem já empreende”, avaliou Nogueira.
A metodologia aplicada para o reconhecimento é baseada na pontuação obtida nas categorias estaduais — Ouro, Prata e Bronze — e na categoria nacional Diamante. Entre os critérios avaliados estão qualidade no atendimento, gestão, infraestrutura, presença digital e capilaridade.
A premiação se refere aos resultados obtidos ao longo de 2024. As Salas interessadas em participar da próxima edição podem se inscrever até o dia 12 de maio, por meio do site da iniciativa.