O estímulo ao empreendedorismo no município do Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, ganha um reforço importante com a assinatura de uma parceria entre o Sebrae Pernambuco e a Prefeitura da cidade. Voltado para a melhoria do ambiente de negócios, o desenvolvimento territorial e o fomento à economia local, o documento foi ratificado na última quarta-feira (07.05), na sede da administração municipal, em reunião que contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PE, Fausto Pontual. O acordo de parceria terá duração de um ano e está orçado em cerca de R$ 400 mil.
A pactuação entre a entidade de apoio às micro e pequenas empresas e a gestão municipal traz duas inovações.
Será criada uma Sala do Empreendedor itinerante para levar os serviços da unidade aos bairros e distritos do município. Essa descentralização do atendimento pretende facilitar o acesso de quem já empreende e o de quem quer abrir o próprio negócio. Pessoas que, muitas vezes, não conseguem resolver questões burocráticas ou aproveitar a oferta de capacitações, cursos e afins por causa da distância geográfica.
Kátia Georgina Alves, analista do Sebrae/PE.
A cidade é a de maior território da RMR, com 521,8 km², quase o dobro da área do Recife (218,8 km²), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A outra novidade presente no acordo com Ipojuca diz respeito ao levantamento de informações para atuação do Sebrae/PE. “Nossa equipe se reuniu com todas as Secretarias municipais para identificar demandas, necessidades e as ações prioritárias de cada uma das pastas. A partir dessa abordagem, uma das primeiras atividades já acontece na segunda quinzena de maio, por solicitação da Secretaria da Mulher, com a aplicação exclusiva da trilha Delas para trancistas de cabelo”, detalha.
O valor a ser investido no acordo será rateado pelo Sebrae/PE e pela gestão municipal. “A parceria prevê a realização de ações de diversas temáticas com o propósito de melhorar o ambiente dos pequenos negócios no município do Ipojuca, como formalização e desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora”, reforça a analista.
Katia Georgina aponta ainda que, entre os objetivos, está o aumento da competitividade dos pequenos negócios ipojucanos por meio da melhoria da gestão e da qualidade dos produtos e serviços. Para isso serão oferecidos cursos e consultorias de atendimento ao público, precificação, boas práticas no manuseio de alimentos, gestão de estoque e mídias sociais entre outros, além de assessorias, orientação empresarial e mais abordagens em parceria com Senac e Senai para a realização de cursos de gastronomia, turismo e beleza e bem-estar, por exemplo.
