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Guia Recife Criativo é lançado com foco na valorização da culinária de comunidades locais

Evento de encerramento do projeto, realizado na sede do Sebrae, destacou o fortalecimento da economia criativa e dos pequenos negócios locais
Por Samuel Santos
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A sede do Sebrae Pernambuco, no Recife, foi palco, na última terça-feira (3), da cerimônia de encerramento do ciclo de atividades da primeira edição do Recife Criativo, projeto fruto de uma parceria entre Sebrae/PE e Prefeitura do Recife, voltado à valorização da gastronomia produzida nas comunidades da capital. O ponto alto do evento foi o lançamento oficial do Guia do Recife Criativo de Gastronomia, que reúne informações sobre mais de 60 bares e restaurantes localizados em territórios como Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta.

O material traz o histórico dos empreendimentos, sugestões de pratos e informações práticas para quem deseja visitar os estabelecimentos. O guia está disponível em formato digital, com acesso gratuito, na plataforma Conecta Recife. Ao longo do projeto, os empresários participantes receberam consultorias especializadas do Sebrae/PE, diagnósticos dos seus negócios e capacitações focadas em gestão, marketing, economia criativa e melhoria de processos. O Recife Criativo também promoveu aulas-show com chefs renomados, fortalecendo a troca de experiências e técnicas.

A alma desse projeto é justamente apresentar à população e aos turistas as potencialidades da gastronomia das comunidades, as histórias de quem produz os pratos e o impacto econômico e social desses negócios. Essa riqueza precisa ser mostrada, valorizada e apreciada. É um passo importante para o desenvolvimento territorial, que empodera os empreendedores e melhora a qualidade dos serviços oferecidos.

Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.

Durante a execução do projeto, foram mapeadas as características socioeconômicas e culturais dos três territórios atendidos, reforçando a vocação empreendedora local e a importância da gastronomia como vetor da economia criativa. Além disso, o projeto também contribuiu diretamente para a melhoria da gestão, aumento do faturamento e ampliação da presença digital dos negócios participantes.

“Mais de 70% dos negócios criativos do Nordeste estão localizados nas periferias. Por isso, é fundamental fortalecer o empreendedorismo comunitário. Esse projeto reconhece a criatividade e a potência de cada empreendedor que transforma sua história em oportunidade. Tivemos uma primeira experiência extremamente positiva e já estamos planejando novas turmas”, afirmou Alessandra Vieira, secretária executiva de Projetos Estratégicos da Prefeitura do Recife.